Um peixe cujo genoma apresenta semelhança de até 70% com o do ser humano.
Zebra Fish – Avanço de pesquisa em medicamentos, (Danio rerio), ou peixe Paulistinha como é conhecido no Brasil, é da família cyprinidae e é muito popular no aquarismo, por ser um peixe facilmente encontrado e de rápida adaptação em aquários comunitários.
Porém esta espécie também é muito requerida no ambiente científico nacional e internacional das universidades, devido ao seu genoma (todo o DNA do organismo) apresentar semelhança de até 70% com o do ser humano, segundo o biólogo e professor da Universidade de Oregon George Streisinger.
[sociallocker]
Os pesquisadores apontam diversos benefícios e vantagem em utilizar o zebra fish como um modelo de estudo, pois, segundo eles, a maioria dos seus órgãos e tecidos possuem similaridade com os dos seres humanos e o custo de manutenção é muito mais baixo se comparado com o custo dos camundongos ou ratos que ainda são utilizados no meio científico. Além disto a reprodução do zebra fish é facilmente controlada e a fertilização é externa, onde se pode acompanhar todas as fases de desenvolvimento, desde o embrião até a fase adulta.
Todos esses fatores podem facilitar os estudos de doenças humanas, bem como a criação de novos medicamentos e pode também reduzir o tempo e o custo das pesquisas, resultando em novas respostas e mais avanços tecnológicos e científicos para a saúde humana.
[/sociallocker]
Amanda Fernandes é zootecnista pela Unesp/Jaboticabal-SP e estagiária do Caunesp (Centro de Aquicultura da Unesp). Aperfeiçoamento técnico-científico no laboratório de Ciência dos Alimentos e Microbiologia da FCFAR /Unesp.
Contato: amandafernanddes2@gmail.com
Fonte: Montalti, Edimilson. Zebra fish, um peixe com vocação para pesquisas genéticas e muito mais. Boletim da FCM.
Disponível em: http://www.fcm.unicamp.br/fcm/ sites/default/files/images/user228/_pesquisa_zebrafish.pdf
Faculdade de Ciências Médicas, Unicamp, 2015.