Revista Négocios Pet
O Maior Conteúdo de Mercado Pet do Brasil

Revista Negócios Pet

Estudo revela que dois terços dos veterinários brasileiros estão se especializando

Estudo revela que dois terços dos veterinários brasileiros estão se especializando

Pesquisa Radar Vet 2025 mostra avanço na qualificação veterinária e destaca necessidade de incentivo no Nordeste, região com menor percentual de profissionais com especialização

 São Paulo, julho de 2025 – Com idade média de 35 anos e uma rotina que envolve cerca de 33 atendimentos por semana, os médicos-veterinários do Brasil mostram um perfil cada vez mais qualificado e comprometido com a evolução da profissão. A nova edição do Radar Vet 2025, elaborada pela Comissão de Animais de Companhia (Comac), que integra o Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal), em parceria com a consultoria H2R, revela que mais de dois terços desses profissionais em atuação no Brasil já concluíram ou estão cursando uma pós-graduação.

    A pesquisa, que ouviu 805 médicos-veterinários, aponta um cenário de qualificação crescente entre os profissionais da área, o que impacta diretamente na qualidade do atendimento aos pets e também na remuneração desses especialistas. Veterinários autônomos sem contrato de prestação de serviço com algum estabelecimento, perfazem 48% do total dos profissionais que buscam especialização, muitas vezes enfrentam mais desafios para investir, têm uma média salarial menor e se deslocam mais para manter uma rotina de atendimentos. Já os profissionais com vínculo empregatício formal recebem, em média, mais que os autônomos, seguidos pelos donos de clínicas e hospitais veterinários que são os mais bem remunerados da categoria.

    As regiões Norte (76%) e Centro-Oeste (68%) lideram o ranking de profissionais com pós-graduação, seguidas pelo Sul (69%) e Sudeste (65%). O Nordeste, porém, registra o menor percentual, com 56%, apontando um importante campo para expansão de cursos e programas de capacitação. Além disso, o estudo mostra que mais de dois terços dos médicos-veterinários do Brasil já concluíram ou estão cursando uma pós-graduação.

    “A pesquisa revela um movimento importante de valorização do conhecimento. É muito positivo ver que o país já conta com uma ampla distribuição de profissionais qualificados, especialmente em regiões que, historicamente, recebem menos investimentos em formação continuada. Mas é preciso avançar no Nordeste, onde há espaço para o setor educacional crescer e contribuir ainda mais com a evolução da medicina veterinária”, afirma Gabriela Mura, diretora de Mercado e Assuntos Regulatórios do Sindan.

    “A formação continuada é um diferencial competitivo claro. Profissionais que investem na própria capacitação ampliam suas oportunidades de carreira e, principalmente, elevam o padrão de atendimento aos tutores e aos animais. Por isso, é fundamental que a indústria, o setor educacional e os próprios veterinários se unam para fortalecer ainda mais esse ciclo virtuoso”, reforça. “É fundamental que os profissionais busquem por cursos que ofereçam a troca de experiências com um corpo docente preparado e reconhecido no mercado”, completa.

    O levantamento consolida um retrato abrangente de um segmento que movimenta mais de R$ 60 bilhões por ano e que acompanha de perto as transformações no perfil dos tutores, reforçando a importância da qualificação contínua para atender às novas demandas do mercado.

Gostou? Compartilhe!

Veja também...

Granulados Sanitários

Granulados Sanitários

Fórmulas naturais e sustentáveis. Inovação no resultado O mercado Pet brasileiro segue em crescimento acelerado e, dentro dele, o segmento de gatos ganha protagonismo. Produtos

LEIA AGORA »

Clique na imagem para folhear a revista 

Eventos Próximos

Parceiros

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.