Fórmulas naturais e sustentáveis. Inovação no resultado
O mercado Pet brasileiro segue em crescimento acelerado e, dentro dele, o segmento de gatos ganha protagonismo. Produtos dedicados a felinos como é o caso dos granulados sanitários, destaque nesta reportagem, deixam de ser itens de nicho para se tornarem verdadeiras oportunidades de rentabilidade para o varejo
O BRASIL ESTÁ FICANDO MAIS FELINO
A Abinpet – Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação juntamente com o Instituto Pet Brasil divulgou que o Brasil já supera a marca de 164,6 milhões de animais de estimação. Os números se referem ao ano de 2024 e mostram que embora os cães ainda sejam maioria com uma população estimada em 63,7 milhões, com a verticalização das cidades, apartamentos e famílias menores, os animais com mais autonomia ou que exigem menores espaços vêm ganhando a preferência dos tutores como é o caso dos gatos. Os felinos saíram de uma população de 30,8 milhões para 32,2 milhões, um crescimento em território nacional de 4,5%, praticamente o dobro do crescimento da média mundial do crescimento da categoria. Esse cenário contribuiu para uma maior conscientização sobre o bem-estar felino, que estimula o consumo de produtos específicos e de qualidade.
GRANULADOS SANITÁRIOS: MAIS QUE HIGIENE, UM HÁBITO DE CONSUMO RECORRENTE
Os granulados sanitários são um item essencial para a rotina de um felino. Diferentemente de outros produtos sazonais, eles têm alta rotatividade e precisam ser repostos com frequência, o que gera fluxo constante de vendas.
O mercado oferece uma variedade crescente de opções e essa diversidade permite ao varejista ampliar o mix e atender diferentes perfis de consumidores, ou seja, do mais econômico ao mais exigente.
A marca de areias higiênicas Kets, da Alfapet, tem novidades com a linha Natureza Viva produzida à base de mandioca e milho e com três opções de grãos: finos, médios e grossos. Disponíveis em embalagens de 10kg e 4 kg.
“A inovação faz parte da nossa cultura e contribui para isso o fato de termos jazidas próprias, tanto em São Paulo quanto na Paraíba – além de estarmos adquirindo mais duas em cada um destes estados. Este ano também agregamos dentro da nossa indústria mais uma unidade fabril de milho e mandioca – que nos possibilitou lançar a linha Natureza Viva – construindo um novo escritório em São Paulo e um laboratório com equipamentos altamente modernos. Aliás, só em maquinários nos últimos anos investimos mais de R$ 19 milhões”, cita Roberto Orlei, Gerente de Vendas da Alfapet, acrescentando que a marca se mantém atenta às necessidades do mercado e valoriza o diálogo com todos os públicos, desde consumidores finais até grandes parceiros. “Olhamos sempre para o futuro e acreditamos muito no mercado Pet. Com mais de 20 anos de atuação, seguimos comprometidos com qualidade, inovação e paixão pelo que fazemos.”
OPÇÕES SUSTENTÁVEIS E NATURAIS
Granulados sanitários à base de bentonita natural e perfumada compõem o portfólio da Balaio d’Gato que comercializa as marcas Gigi Cat’s e Balaio d’Gato. São três versões de granulometrias: tradicional, fina e extrafina nas embalagens de 4 kg e 12 kg.
“Nosso foco é a performance. Desenvolvemos um granulado que forma torrões consistentes, não deixa cheiro e proporciona uma experiência mais prática e higiênica tanto para o tutor quanto para o gato. Utilizamos bentonita sódica natural, extraída no interior de São Paulo, com características muito próximas às bentonitas importadas, reconhecidas pela alta qualidade”, esclarece Marcos Scuracchio, Sócio-Diretor da Balaio d’Gato.
Em breve, serão lançados dois novos produtos: um granulado à base de diatomita argentina, também conhecida como pedra da Patagônia e outro desenvolvido com mandioca e trigo. “São opções mais sustentáveis e naturais. A diatomita possui alto poder de absorção, é extremamente leve e eficiente no controle de odores. Já o granulado de mandioca e trigo oferece uma alternativa biodegradável e vegetal, atendendo à crescente demanda por produtos ecológicos e seguros para os felinos. Percebemos claramente uma tendência de migração para produtos mais naturais, sustentáveis e que, ao mesmo tempo, ofereçam alta performance”, avalia Marcos.
Em sua linha Cat Life Bio, a Green Life Pet oferece três variações de granulados sanitários: areia fina, areia média e areia grossa. As variações influenciam na absorção, retenção de odores, formação de torrões e conforto para as patas. O grande diferencial, segundo o fabricante, está na pureza da composição, no processo de produção isento de odores químicos e na eficiência da absorção sem formação de lodo.
“Apostamos em um equilíbrio entre performance, conforto e cuidado com o ambiente doméstico. O produto não deve deixar cheiro, grudar na patinha e ser fácil de limpar, promovendo uma experiência mais agradável tanto para os gatos quanto para os tutores”, analisa Rafael Moraes, Gerente de Marketing da Green Life Pet.
Dentre as novidades previstas, a linha Cat Life Bio virá na versão Grãos Mistos em embalagens com 2 kg e 4 kg. “Também neste ano lançaremos areia higiênica fabricada apenas com mandioca, a TORRÃO CAT, uma opção ainda mais sustentável e natural. O nosso trabalho é para o desenvolvimento de uma nova geração de granulados que une tecnologia limpa, respeito ao comportamento animal e consciência ambiental”, reforça Rafael.
A PROGATO desenvolve para cada perfil de felino um tipo de granulado que forma torrão e facilita a limpeza, àquele que pode ser descartado de forma mais prática e sustentável.
“Cada produto foi desenvolvido para entregar conforto ao pet e praticidade ao tutor, seja na textura ideal para as patinhas sensíveis, no controle eficaz de odores ou na facilidade de descarte. Nossa missão é garantir que cada gato tenha um granulado ideal”, diz Eduardo Beraldin, CEO da PROGATO.
A linha desenvolvida é 100% natural, livre de químicos e sem qualquer passivo ambiental, comercializada em embalagens entre 1,8 e 4 kg e opções maiores de 10kg a 15 kg.
“Para nós, a performance dos nossos produtos é obrigação. Mas, o que realmente nos move é promover bem-estar em toda a casa. Para o gato que precisa de conforto e segurança e para o tutor que deseja praticidade, limpeza e um ambiente sem odores. Nosso granulado é mais do que um produto de higiene é uma ponte entre cuidado, saúde e uma convivência mais harmoniosa entre humanos e felinos”, esclarece Eduardo.
Em agosto, a marca celebra um ano desde que passou a fazer parte da PremieRpet. “Estamos com novas embalagens que agora contam com design mais moderno e funcional, além de nomes que facilitam a identificação da principal característica de cada produto. É um passo inédito no segmento, pensado para facilitar a escolha do tutor e valorizar ainda mais a experiência de compra”, salienta o CEO.
Eduardo afirma que o último ano foi de aprendizado, escuta ativa e desenvolvimento intenso e que agora é hora de apresentar uma nova PROGATO: mais conectada, mais inovadora e ainda mais comprometida com o bem-estar de humanos e gatos.
A Sete Vidas que desenvolve as linhas ELGATO, ELGATON E FINICAT oferece granulados tradicionais (de granulometria média) e premium (de granulometria fina) produzidos a partir de matéria-prima 100% natural – argila esmectita natural – sem a presença de impurezas ou resíduos.
“Os nossos granulados sanitários têm ótima absorção e formação de torrões firmes, facilitando na hora da limpeza. Além disso, recentemente, apresentamos embalagens econômicas de 10 kg”, adianta Tiago Faulin, proprietário da Sete Vidas Granulados, que acrescenta: “o mercado vai exigir produtos e fábricas de alto nível e não haverá mais espaço para amadores. Este é um dos motivos que nos leva a continuar investindo.”
O varejo pode e deve olhar com mais atenção para o mercado de felinos e isso começa pelos produtos de uso diário. Os granulados sanitários são um exemplo claro de item essencial, de giro rápido e com enorme potencial de diferenciação. Investir nessa categoria é mais do que uma tendência: é uma estratégia de negócio!
COMO O VAREJO PODE EXPLORAR MELHOR OS GRANULADOS SANITÁRIOS
Confira algumas dicas práticas de como
alavancar as vendas dos granulados sanitários
no PDV:
- Destaque no ponto de venda – Coloque os granulados próximos aos alimentos e acessórios para gatos. Use sinalização clara e organize os produtos por tipo ou benefício (ex: ecológico, premium, econômico).
- Treinamento de equipe – Capacite vendedores para explicar as diferenças entre os tipos de granulados. Informações simples como “esse dura mais”, ou “esse é bom para quem mora em apartamento” fazem a diferença.
- Kits e promoções cruzadas – Crie kits com granulados + pá higiênica + tapete higiênico. Ofereça descontos na compra conjunta com ração ou areia.
- Educação do consumidor – Disponibilize folhetos ou vídeos curtos explicando como escolher o granulado ideal. Isso agrega valor e aumenta a confiança na compra.
- E-commerce e assinatura – No digital, promova planos de entrega programada, aproveitando o consumo recorrente. Facilite a vida do tutor e fidelize clientes.