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Mercado pet deve crescer 13% em 2020 puxado por pet food e produtos veterinários

Mercado pet deve crescer 13% em 2020 puxado por pet food e produtos veterinários

Resultados mantêm Brasil no 3º lugar do ranking mundial de faturamento, à frente de Reino Unido e atrás de EUA e da China.

Concluído o 3º trimestre de 2020, o mercado pet brasileiro apresenta projeção de crescimento de 13,5% em 2020 em relação aos números de 2019. Os dados são do IPB e dão conta de um faturamento previsto para R$ 40,1 bilhões até o fim deste ano. A cifra é 6,88% maior do que aquela projetada nos primeiros seis meses de 2020. Pet food e produtos veterinários lideram, com alta de faturamento de, respectivamente, 22,5% e 16%.

Para o cálculo, o IPB diluiu as compras por comércio eletrônico nas categorias por tipo de produto ou serviço. Com a abertura do comércio e flexibilização das medidas de combate à pandemia, o crescimento do comércio eletrônico foi perdendo força e se adequando ao novo cenário.

Agora, a previsão deste segmento, contabilizando os três trimestres, passou a ser de 11,1% de crescimento. “As lojas e clínicas veterinárias se adaptaram ao e-commerce, mas entendemos que, passados os primeiros meses da crise do coronavírus, os consumidores voltaram a comprar em volume convencional nas lojas físicas”, avalia o presidente-executivo do IPB, Nelo Marraccini.

Chama atenção, também, o número positivo em relação aos serviços gerais (alta projetada de 10,4%) e venda de animais direto do criador (12,1%) dois segmentos que haviam apresentado queda durante o 1º tri de 2020 e mostraram recuperação robusta, o que afeta positivamente a projeção.

Em relação ao market share de cada segmento, pet food representa 50% das vendas, seguido por venda de animais direto dos criadores (12,1%), pet vet (11,8%), serviços gerais (10,4%), serviços veterinários (10,3%) e pet care (5,6%).

 

Balanço 2019

O setor pet brasileiro permanece como um dos principais mercados de todo o mundo para produtos e serviços para animais de estimação. De acordo com o Instituto Pet Brasil, somados os faturamentos da indústria, serviços (veterinários e gerais) e da venda de animais em 2019, o crescimento foi de 3% em relação ao ano anterior. O total calculado é de R$ 35,4 bilhões. Em 2018 o mercado cresceu 4,6% em faturamento e chegou a R$ 34,4 bilhões.

“Apesar das turbulências econômicas, o setor se manteve resiliente. Por ser bastante pulverizado, a rede de varejo permite que sempre haja um estabelecimento pet perto das famílias, e, mesmo optando por produtos mais em conta, os donos de animais de estimação não deixam de
oferecer produtos adequados para tamanho, idade e espécie”, prossegue o representante do Instituto Pet Brasil. Prova do interesse por pets é o crescimento do número de animais no Brasil, notadamente de gatos e répteis e pequenos mamíferos.

O mercado de varejo global teve valor de US$ 131,1 bilhões em 2019, alta de 5,21% em relação ao ano de 2018. Naquele ano, o valor movimentado foi de aproximadamente US$ 124,6 bilhões. As estimativas apontam que a população pet mundial é de aproximadamente 1,6 bilhão de animais. Dentre esses, cerca de 40% correspondem à população de peixes ornamentais.

 

Censo pet

A população pet no Brasil é de aproximadamente 141,6 milhões de animais, um crescimento de 1,70% frente a 2018, quando foram contabilizados 139,3 milhões de animais.

O número de cães no Brasil subiu 1,7% de 2018 para 2019, de 54,2 milhões para 55,1 milhões. Os gatos apresentaram crescimento declarado de 3%: de 23,9 milhões para 24,7 milhões de pets felinos. Peixes ornamentais cresceram 1,5% em número de população, de 19,1 milhões para 19,4 milhões de animais. Aves, 0,5%, de 39,8 milhões para 40 milhões. Répteis e pequenos mamíferos cresceram 4%, de 2,3 milhões e 2,4 milhões.

 

Empresas

A quantidade de empresas que atuam no setor pet brasileiro em 2019 foi de cerca de 252 mil estabelecimentos. A cadeia de distribuição (pontos de vendas como pet shops, consultórios e clínicas veterinárias, agrolojas e varejo de alimentos) correspondeu a 61,1% das companhias. O restante dos estabelecimentos é composto por indústrias (0,2%) e criadores (38,6%).

Nesse universo, o varejo pet especializado, ou seja, as pet shops, são 32 mil estabelecimentos. Dentre esses, a maior parte está na categoria de pet shop loja de vizinhança (79,6%), que se caracteriza por apresentar faturamento médio de R$ 60 mil a R$ 100 mil, possuir até quatro funcionários e oferecer cerca de 30% de cobertura do mix de produtos pet.

 

Canais de venda

Em 2019, as vendas de produtos do setor pet se concentraram no comércio especializado (80,5%). Já o comércio alimentar, que compreende estabelecimentos como supermercados, respondeu por 10,8% das vendas. O comércio eletrônico correspondeu a 3,7% das movimentações, e o comércio direto de animais pelo criador diretamente às famílias foi responsável por 5% das vendas.

O número de pontos de venda para produtos pet no Brasil superou 150 mil estabelecimentos. Dentre esses, cerca de 60% pertence à categoria do varejo alimentar. As pet shops, representadas por lojas de grande porte, médio porte e de vizinhança, também são expressivas, com participação de 20,7% (mais de 32 mil estabelecimentos).

 

Geração de empregos

Estima-se que o número de empregos do setor pet, considerando tanto o setor formal quanto o informal, foi mais de 2,4 milhões no Brasil. A ampla maioria desses empregos concentra-se nos criadores. Destaca-se ainda os setores da indústria e o especializado que compreendem empregos com maior qualificação e formalização: esses dois juntos representaram mais de 127 mil empregos em 2019, data do último levantamento de atividade econômica do setor pet.

 

 

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