As campanhas de marketing devem fazer parte da rotina das clínicas veterinárias, contribuindo de diferentes formas para alavancar o faturamento. Elas ajudam a manter os clientes sempre ativos e atrair novos pacientes. Podem incrementar as vendas de um produto que está próximo ao vencimento ou teve baixa procura. Também servem para estimular a frequência em períodos com baixo movimento, como nas férias.
Para ajudar a identificar oportunidades, convidamos a diretora de planejamento da Dpto. Comunicação, Ellen Rosa, e também falamos com Voldi Spers, empresário com mais de 25 anos de experiência em distribuição de medicamentos e representação de produtos veterinários.
Fluxo de caixa
Cuidar do fluxo de caixa é importante não só para ter um bom controle financeiro e poder negociar prazos de vencimentos sem deixar o caixa descapitalizado por muitos dias, mas também permite organizar e programar campanhas para elevar a frequência numa semana com mais pagamentos para fazer ou com menor movimento. “Promova eventos aos finais de semana, como o Dia do Pet, para levar o público da região para conhecer sua clínica. Isso sempre acaba gerando demanda”, afirma Spers.
Crie oportunidades
O fluxo de caixa organizado permite conhecer quais as áreas da clínica com melhor faturamento, o dia da semana que seu movimento é pior, se determinado produto está dando prejuízo e se alguma área da clínica tem ociosidade. “Com essas informações, se perceber que tem uma semana com um gasto maior, pode-se programar campanhas para aumentar a frequência e não comprometer o capital de giro”, explica Ellen.
Aproveite as datas comemorativas, como Carnaval, Páscoa e Natal para criar oportunidades e atrair clientes. “Hoje em dia os pets são tratados como membros da família. Ofereça um brinde ou um mimo nas datas especiais e leve o cliente para dentro da clínica. O cliente gosta de ganhar. Ele não quer só comprar. Assim, ele se sentirá especial e permanecerá sempre ativo”, explica Spers.
Planejamento
Com o controle do fluxo de caixa, além de campanhas, é possível planejar novos serviços e programar as despesas da clínica. “Se está localizada em um bairro onde o faturamento cai muito nas férias, a clínica pode oferecer hotel para cuidar dos pets, fazer uma campanha de check-up ou até dar férias para os funcionários, já que o movimento será menor”, afirma Ellen.
Verifique em qual época do ano realizou mais vacinação ou exames e promova campanhas em outros meses. “Com a chegada do Inverno, o veterinário pode fazer
uma campanha de vacinação contra gripe, por exemplo”, diz Spers.
Ferramentas
O controle de fluxo de caixa pode ser feito em uma simples planilha de Excel, mas precisa ser feito diariamente para ter resultados efetivos.
Controle de estoque
As campanhas podem ser feitas para estimular as vendas de produtos que estejam próximos ao vencimento ou que estejam com o estoque alto. Por isso é importante manter o controle do estoque em dia. “Mais uma vez, o engajamento dos funcionários faz toda a diferença”, afirma Ellen.
Parceria
Muitas vezes, as campanhas são feitas em parceria com os fornecedores, que podem ajudar com treinamento, divulgação e até promotores de vendas na clínica. “Nesses casos, geralmente, é negociada a compra de mais unidades para que possa gerar uma demanda maior”, afirma Spers.
Se um parceiro oferecer desconto na compra de um produto ou insumo, essa pode ser uma oportunidade para atrair clientes e gerar receitas. “É comum os distribuidores oferecerem descontos na compra de um volume maior. Para isso, é preciso criar campanhas. E pode valer a pena, principalmente se for um produto com um valor agregado maior”, diz Spers.