Quando nos propomos a ter um perfil nas redes sociais que envolvem nosso trabalho, devemos levar essa humanização para dentro das redes também.
Se você buscar referenciar os perfis de sucesso nas redes sociais de médicos-veterinários que tornam-se referências de sucesso, verá que eles se expõem mais, que falam mais sobre o dia a dia deles do que simplesmente fazer postagens de dicas de saúde padronizadas que a grande maioria dos perfis tem.
As mídias sociais são pautadas em relacionamentos, em “lifestyle”. E essas postagens costumam ter um bom resultado porque esses colegas mostram que têm um bom relacionamento com seus clientes (sejam eles celebridades ou não), pacientes, equipe, parceiros. Outros veterinários mostram viagens nacionais ou internacionais e psicologicamente esses clientes julgam que esses colegas são bem-sucedidos. Alguns mostram bens como um bom carro, uma boa casa, família e os seguidores podem associar à segurança.
Outros mostram os bastidores do seu trabalho e alguns procedimentos realizados, sem expor os pacientes, sem mostrar sangue, dor. Alguns preferem apresentar um pouco dos conhecimentos que têm mostrando sua imagem, gravando vídeos, diferente das imagens estáticas só com textos. Ou seja, utilizam de um meio cinestésico que é o vídeo para conectar-se com o outro lado da tela mostrando que tem vida, interação.
Convidamos você para fazer um teste por aí. Entrem nas redes sociais de alguns colegas e observe que as postagens deles com a família, no dia a dia do trabalho, recebem muito mais curtidas e engajamento do que os conteúdos de dicas de saúde por exemplo. Seus seguidores querem ver seu dia a dia; entregue suas redes sociais como uma forma de se relacionar, de humanizar, de se conectar com as pessoas.
Evite cair em armadilhas. Tenha cuidado com sua imagem. Obtenha conhecimentos do que regem as legislações do nosso CFMV sobre publicidade nas redes sociais. Se você trabalha com uma agência, ótimo. Busque junto a elas ter esses equilíbrios de postagens de forma profissionalizada. Elas também precisam ter esse domínio sobre o que podemos ou não seguir sem ferir a ética da nossa profissão.
Como você quer ser visto?
O que você quer que seus seguidores saibam?
Esse é o sucesso das mídias sociais: relacionar-se. Muito mais do que tecnologia ou designer, elas são para termos relacionamento com as audiências conquistadas.
Prof. Dr. Marco Antonio Gioso FMVZ-USP – www.usp.br/locfmvz
Esp. M.V. Karina Costa @karinacosta.mktveterinario