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Marketing Digital para clínica veterinária

Marketing Digital para clínica veterinária

Anelise Margotti

Como criar uma estratégia de promoção de sucesso.

Apostar no Marketing Digital para clínicas veterinárias é uma excelente forma de garantir visibilidade, comunicar-se com o público e se aproximar dos seus clientes.

Uma boa estratégia digital também é capaz de elevar a autoridade de uma marca e construir uma relação de confiança tão necessária nesse nicho de atuação.

A saúde e o bem-estar dos pets são prioridades para os clientes do negócio e você deve criar pontos de contato para transmitir seus conhecimentos e ajudar na promoção da qualidade de vida dos animais de estimação.

Dessa forma, ao pesquisar informações relevantes, os clientes podem conhecer melhor os produtos e serviços da sua clínica veterinária.

Neste artigo, falamos sobre a importância do Marketing Digital para clínicas veterinárias e trazemos dicas imperdíveis para criar uma estratégia robusta, capaz de promover o seu negócio, gerar mais vendas e garantir o processo de fidelização dos seus clientes.

Vamos lá?

Tenha um site institucional

Muitos empreendedores não sabem por onde começar a sua estratégia de Marketing Digital. O primeiro passo é criar um site bonito, funcional e responsivo para basear todas as demais investidas de marketing e vendas.

O site pode conter uma página exclusiva para o blog, onde você disponibilizará informações, dicas e materiais relevantes para o estágio de conhecimento da sua persona. Também é possível ter uma loja virtual integrada para vender seus produtos e serviços.

Escolha um domínio, contrate uma hospedagem confiável e um web designer que crie um site com a cara da sua empresa.

Pense em uma estratégia de marca com cores e composições que incluam valores e logotipo para se destacar no mercado e ser facilmente reconhecido por essas características. Para isso, um consultor em branding também pode ser essencial.

  • Além disso, assegure que você proverá nesse espaço as informações mais relevantes para ajudar os seus visitantes virtuais, potenciais clientes e consumidores:
  • Localização da clínica ou centro veterinário.
  • Informações de contato.
  • Horário de atendimento.
  • Características do plantão.
  • Seção de perguntas e respostas sobre bem-estar animal.
  • Loja virtual.
  • Blog com artigos e outras peças de conteúdo relevantes para os clientes da clínica.
  • História da empresa.
  • Case de sucesso e depoimentos de clientes fiéis.
  • Imagens da clínica, de procedimentos e dos momentos de atendimento.
  • Listagem dos serviços oferecidos com explicações detalhadas sobre indicações e boas práticas, entre outras.

O site será a base para a sua estratégia e por isso ele também deve conter aspectos de otimização para os motores de pesquisa.

A medida em que o seu site tem relevância nas SERPs, mais pessoas conhecem a sua empresa, reconhecem a sua marca e, consequentemente, você ganha autoridade.

As boas práticas de SEO para o site incluem boa velocidade de carregamento das páginas, segurança aos usuários durante o acesso, capacidade de se adaptar a todos os tamanhos de tela (mobile-friendly), além de conter informações relevantes e recursos que amparem uma excelente experiência de acesso.

Invista em conteúdo de qualidade

Conforme ressaltamos, para complementar a sua estratégia de Marketing Digital para a clínica veterinária, você deve criar uma seção específica no site para embasar o seu Marketing de Conteúdo.

Essa é uma forma realmente eficiente de atingir extratos do seu público em fases diferentes, tanto os clientes que nunca ouviram falar da sua marca quanto aqueles mais fiéis.

Além disso, os blogs são extremamente relevantes para o SEO. Os artigos aumentam o tempo de permanência dos usuários nas páginas, o que demonstra aos motores de pesquisa que o seu site tem conteúdo valoroso para a experiência de acesso dos visitantes.

Essa é a melhor oportunidade de responder perguntas frequentes e educar os donos de animais sobre medicamentos, tratamentos, curiosidades sobre convivência, cuidados diários e expectativa de vida de várias espécies animais de estimação.

O blog deve ser o principal canal de pesquisa quando uma dúvida surgir. Assim, sempre que a necessidade não puder ser atendida com informações, ou seja, quando for necessária a contratação do serviço veterinário, a sua marca será a primeira a ser lembrada pelos clientes.

Para ter uma estratégia robusta de conteúdo, considere a criação de um calendário editorial e a determinação de quais tipos de materiais são mais indicados para o seu nicho de mercado.

Por exemplo, os infográficos são peças extremamente informacionais e compartilháveis, que trazem tráfego orgânico para o site e para as redes sociais corporativas.

Já e-books são mais indicados para estágios mais avançados das leads pelo funil de vendas, assim como guias de uso e webinars. Você deve conhecer o seu público para estabelecer a melhor estratégia.

É muito importante formular um cronograma de postagem regular para se manter atualizado dentro do seu nicho, bem como dar aos seus leitores alguma forma de consistência de publicações.

Uma boa estratégia de conteúdo também inclui o estabelecimento das melhores palavras-chave para o seu nicho de atuação, o uso de ferramentas para a análise de KPIs (Key Performance Indicators), a escolha dos tipos de conteúdo conforme o funil de vendas e a contratação de profissionais especializados para a produção das peças de conteúdo.

Cadastre seu negócio no Google Meu Negócio

O seu site precisa estar em canais estratégicos, confiáveis e de grande visibilidade, como o Google.

A ferramenta Google Meu Negócio é gratuita e permite que você gerencie uma página exclusiva sobre a sua empresa no motor de pesquisa. Ele também funciona a partir de informações do Google Maps e, por isso, embasa boas práticas de marketing e vendas por geolocalização.

Nesse canal, você pode incluir informações comerciais, como endereço, horário de funcionamento, portfólio com fotos e informações dos principais produtos e serviços oferecidos, além de receber avaliações e respondê-las imediatamente.

Esse canal de contato é extremamente relevante para aumentar a confiabilidade da empresa.

Um perfil corporativo nesse canal tem 70% mais probabilidade de receber visitantes virtuais e 38% mais chances de receber clientes em pontos de venda.

Além disso, os dados obtidos a partir do feedback dos usuários permitem otimizar as campanhas de marketing e de vendas.

Um cliente que consulta o Google Meu Negócio nas imediações da sua unidade de atendimento terá mais um canal para consultar informações do seu negócio, além do site da empresa. Isso pode ser decisivo para embasar a escolha e garantir a competitividade da sua clínica veterinária.

Esteja presente nas redes sociais

O comportamento do usuário digital é basicamente o mesmo, acontece por meio do acesso de redes sociais e motores de pesquisas. A intenção passa sempre pela reunião de informações, que auxiliam na tomada de decisão e suprem uma necessidade ou curiosidade.

Durante o acesso, usuários podem interagir com diferentes clínicas veterinárias, escolher um serviço exclusivo e obter informações valiosas no conteúdo postado em um blog.

Se você satisfaz essa busca com o site otimizado para SEO e um blog com informações relevantes para a experiência desse usuário, falta considerar a criação de perfis corporativos nas redes sociais. Assim, é possível estreitar a relação e garantir a recorrência da comunicação com o público.

Para determinar quais serão esses canais, você precisará delimitar a persona do seu negócio. Trata-se de um perfil semifictício, que reúne as características mais relevantes do seu cliente em potencial e para o qual você voltará todos os seus esforços de marketing e de vendas.

Obviamente, a clínica veterinária oferece serviços e produtos para animais, que não têm decisão de consumo. Entretanto, os donos de pets, geralmente, têm um perfil que pode ser fácil de delimitar se você listar características como escolaridade, gênero, localização, tempo disponível para passar com o pet, entre outras informações.

É importante destacar que o uso das redes sociais para captação de novos clientes se baseia no princípio de Pareto, que estabelece o equilíbrio entre o conteúdo da marca (20%) e o conteúdo educacional (80%). Além disso, é importante disponibilizar atendimento solícito e rápido em canais sociais.

Com base em uma estratégia bem delimitada, é possível fortalecer a consciência da sua marca, a relação com os donos de animais de estimação e o reconhecimento de que a sua empresa é a mais indicada para prover os produtos e serviços no seu nicho de mercado.

Invista em Ads

Se as vendas não vão bem e você não tem tempo hábil até que as estratégias que descrevemos anteriormente tragam resultados, mas sabe do potencial da sua área de atendimento, pode ser interessante usar anúncios para alcançar um número maior de visitantes do seu site.

O Google Adwords é um recurso muito interessante. Ele deve ser pensado conjuntamente com todas as demais estratégias descritas anteriormente, principalmente, para que você consiga atingir um público mais próximo da sua unidade de atendimento.

Cada clínica veterinária é única e isso deve se refletir na forma como você configura e gerencia sua conta do Google Ads. Por isso, conhecer as características do seu público também é importante para efetivar as devidas configurações de Ads.

O recurso permite segmentar a base de clientes potenciais com anúncios personalizados. Assim, o sucesso com as taxas de conversões pode compensar o investimento nessa estratégia.

A grande vantagem da atuação digital é a possibilidade de acompanhamento de métricas, que permitem readequar o plano para contemplar melhores resultados a qualquer momento.

Estabeleça uma estratégia de e-mail marketing

O e-mail marketing complementa todas as demais estratégias descritas anteriormente, uma vez que aumenta o alcance dos seus esforços de marketing. Quando você envia informações relevantes por e-mail, demonstra que se importa com a saúde e o bem-estar dos pets.

Essa também é uma excelente oportunidade de entrar em contato para receber feedbacks, solicitar avaliações e compartilhar novidades com o público, o que pode fidelizá-los em longo prazo.

Entretanto, para garantir a eficácia dos envios e altas taxas de abertura, você também deve conhecer bem o usuário. Logo, terá que classificá-los em grupos por interesses semelhantes. Você jamais deve enviar novidades sobre cachorros para donos de gatos, por exemplo.

O Marketing Digital para clínicas veterinárias é uma ótima forma de aumentar a visibilidade da sua marca, melhorar os resultados do seu negócio e fidelizar os clientes para garantir a recorrência do seu faturamento.

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A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

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