O público mudou seus hábitos e, com mais tempo sem sair de casa, os empreendedores também precisam entrar dentro da casa dos consumidores.
Para aumentar a visibilidade e manter as vendas após a pandemia, foi inevitável integrar o marketing digital na rotina de muitas empresas. Porém, a maioria não estava preparada para administrar todo o processo que demanda as redes sociais.
Aí mora o perigo. Por serem gratuitas, as pessoas pensam que basta fazer posts sobre os produtos e serviços e pronto. Mas os especialistas em redes sociais alertam que estar presente nas redes é estar exposto. E se o trabalho não for executado de forma cautelosa, o tiro pode sair pela culatra.
Segundo Fernanda Brascher Veneziani, especialista em Estratégias de Social Media e responsável pelo departamento de Social Media da @vinculoconsultoriamkt, pode parecer óbvio, mas gerir as redes sociais significa monitorar tudo o que é publicado para se aproximar e fidelizar os usuários, além de cuidar de possíveis comentários ruins que possam vir a acontecer.
Segundo a publicitária @flaviacvalentim, pós-graduada em marketing, mestre em desenvolvimento regional e diretora da @vinculoconsultoriamkt, quando se trata de um ambiente aberto, onde qualquer pessoa pode opinar com diferentes pontos de vista, você fica vulnerável e, portanto, é necessário uma gestão de crise eficiente para evitar qualquer problema.
“Assim como a divulgação da marca de uma empresa deve ser feita na internet através do marketing digital, se não for realizada por profissionais especializados e houver um comentário ruim mal administrado ou sem resposta, todo o trabalho pode ser perdido”, afirma Flávia.
A especialista em marketing digital explica que, se alguém recebe uma crítica e o internauta é ignorado, isso pode ser mal interpretado e a imagem fica marcada. Isso, com o tempo vai prejudicando a empresa, pois hoje em dia os consumidores fazem pesquisas sobre o status das empresas para saber se elas são idôneas, se existem reclamações e como se comportam com seus clientes não só nas redes sociais, mas também nos sites de e-commerce. Portanto, a Gestão de Crise é essencial para toda organização.
O grande problema é que muitas negligenciam essa questão do acompanhamento do movimento das redes sociais e acabam se prejudicando pela falta dessa parte tão importante que é a Gestão de Crise das redes sociais.