Como conseguir mais pacientes?
A profissão de médico-veterinário está crescendo todos os anos. E, junto à maior demanda dos tutores pelo serviço especializado, aumenta também a concorrência. Nesse cenário, é fundamental se valer do marketing para médicos-veterinários para conquistar mais pacientes e se firmar enquanto referência na área.
O problema é que a maioria dos profissionais, ao sair da faculdade, tem pouca informação sobrecomo adotar estratégias corretas para divulgar o seu serviço, dentro do que permite a legislação proposta pelo CFMV.
Por isso, neste artigo, separamos algumas dicas básicas para que você não tenha mais dúvidas sobre as melhores estratégias de marketing para se destacar na área e até abrir uma clínica de sucesso. Confira!
Invista em marketing digital
Nos últimos anos, estratégias convencionais de marketing, como panfletos e anúncios na TV e rádio, passaram a dividir espaço com o marketing digital. Essa forma de se comunicar e divulgar o trabalho, basicamente, consiste em construir a sua imagem nos meios digitais como forma de se fortalecer enquanto autoridade no assunto.
Por isso, a primeira dica de marketing para médicos-veterinários é investir na presença digital. Mas como isso pode ser feito? Confira algumas ações básicas a seguir:
- Crie um site com todas as suas informações de atendimento, que seja responsivo para dispositivos móveis e otimizado para buscas.
- Aposte em estratégias de SEO (conjunto de estratégias para ser ranqueado nas primeiras posições do Google).
- Identifique quem é o seu público-alvo e pense em estratégias direcionadas para ele.
- Utilize campanhas patrocinadas nas redes sociais e para o Google.
Produza conteúdo relevante para seu público
Uma das grandes tendências da atualidade é o marketing de conteúdo que, de maneira geral, se refere a produzir conteúdo relevante e de qualidade para o público. Dessa forma, você ou o seu negócio, ao resolver um problema do leitor, se torna autoridade no assunto. E, como resultado disso, alcança um maior número de vendas.
Você pode adotar o marketing de conteúdo utilizando um blog para escrever bons conteúdos sobre as principais dúvidas do público. Assuntos que se relacionam com o seu dia a dia de atendimentos também são bem-vindos.
Uma dica para fazer bons posts é utilizar linguagem mais simples, sem perder autoridade, e apostar em imagens chamativas para o assunto.
Crie um perfil completo nas redes sociais
Outra estratégia de marketing para médicos-veterinários é utilizar das redes sociais para divulgar os seus serviços. Com o crescimento desses canais, é impossível para um profissional que deseja se destacar no mercado ficar de fora, não é mesmo?
De acordo com a legislação, não é permitido prestar atendimento por meio digital, mas, as redes sociais podem ser uma ótima forma de se aproximar do público.
Em páginas do Facebook, Instagram e Linkedin, por exemplo, você pode desenvolver o marketing de conteúdo, criar seções para tirar dúvidas (desde que não sejam consultas), publicar curiosidades e dicas para cuidar melhor dos animais. O ideal é ver o que funciona mais com os seus seguidores e investir sem medo!
Esteja atento às normas do CRMV
O marketing para médicos-veterinários é essencial para quem quer sair na frente da concorrência e aumentar o número de atendimentos em sua área de atuação. No entanto, o CRMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), por meio da resolução nº 780/2004, dispõe de algumas regras, tais como:
- Não realizar atendimentos on-line.
- Não utilizar fotos de pacientes para demonstrar sucesso de tratamento.
- Não fazer propaganda enganosa (ex.: afirmar que é o melhor da cidade).
- Não divulgar técnicas e tratamentos sem eficácia comprovada.
- Não divulgar tabela de honorários ou comparativos com valores de outros profissionais.
- Divulgar apenas equipamentos e tratamentos que sejam diferenciais (e não um qualitativo de natureza intrínseca do serviço oferecido).
- Veicular em todo material de divulgação nome completo, especialização (se houver), inscrição no Conselho Regional de Medicina Veterinária e endereço de atuação.
Não se esqueça do marketing pessoal
Essa dica é direcionada principalmente para profissionais que atuam de forma autônoma. Afinal, sua imagem é o seu primeiro cartão de visitas, não é mesmo?
O marketing pessoal para médicos-veterinários é uma estratégia a mais para se tornar referência na área e conquistar a confiança dos tutores de animais. Por tal razão, vale a pena adotar algumas ações no dia a dia que visem fortalecer a sua imagem enquanto profissional competente e responsável. Algumas delas são:
Vestir-se adequadamente à profissão e aos atendimentos, levando em conta higiene, segurança e conforto.
- Ter postura firme diante dos tutores, demonstrando conhecimento.
- Demonstrar empatia com as pessoas, ou seja, se colocar em seu lugar diante de algumas situações complexas.
- Ter uma boa rede de contatos.
- Pratique o autoconhecimento e reconheça quais são suas grandes qualidades.
- Invista em capacitação e especialização profissional.
- Melhore a sua comunicação interpessoal.
- Tenha sempre uma postura profissional.
- Honre seus compromissos com os pacientes e tutores.
- Seja sempre pontual.
Bônus: Invista em uma pós-graduação
As pesquisas na área de Medicina Veterinária evoluem constantemente. E, para que o profissional não fique desatualizado, é fundamental buscar por cursos de especialização e pós-graduação.
As vantagens são muitas, afinal, tutores e proprietários de animais certamente darão preferência a um profissional altamente especializado. Além disso, fazer uma especialização pode:
- Ampliar o seu networking.
- Aprofundar seus conhecimentos.
- Expandir os atendimentos.
- Aumentar a lucratividade.
- Mais empregabilidade.
Fonte: Blog do Mundo Veterinário.