Revista Negócios Pet

Marketing para médicos veterinários: como conseguir mais pacientes?

Marketing para médicos veterinários: como conseguir mais pacientes?

A profissão de médico veterinário está crescendo todos os anos. E, junto à maior demanda dos tutores pelo serviço especializado, aumenta também a concorrência. Nesse cenário, é fundamental se valer do marketing para médicos veterinários para conquistar mais pacientes e se firmar enquanto referência na área.

O problema é que a maioria dos profissionais, ao sair da faculdade, tem pouca informação sobre como adotar as estratégias corretas para divulgar o seu serviço, dentro do que permite a legislação proposta pelo CFMV.

Por isso, neste artigo separamos algumas dicas básicas para que você não tenha mais dúvidas sobre as melhores estratégias de marketing para se destacar na área e até abrir uma clínica de sucesso. Confira!

Invista em marketing digital

Nos últimos anos, estratégias convencionais de marketing, como panfletos e anúncios na TV e rádio passaram a dividir e até mesmo perder espaço para o marketing digital. Essa forma de se comunicar e divulgar o trabalho, basicamente, consiste em construir a sua imagem nos meios digitais como forma de se fortalecer enquanto autoridade no assunto.

Por isso, a primeira dica de marketing para médicos veterinários é investir na presença digital.

Mas como isso pode ser feito?

Confira algumas ações básicas:

  • Crie um site com todas as suas informações de atendimento, que seja responsivo para dispositivos móveis e otimizado para buscas.
  • Aposte em estratégias de SEO (conjunto de estratégias para ser ranqueado nas primeiras posições do Google)
  • Identifique quem é o seu público-alvo e pense em estratégias direcionadas para ele;
  • Utilize campanhas de tráfego pago para as redes sociais e para o Google.

Produza conteúdo relevante para o seu público

Uma das grandes tendências da atualidade é o marketing de conteúdo que, de maneira geral, se refere a produzir conteúdo relevante e de qualidade para o público. Dessa forma, você ou o seu negócio, ao resolver um problema se torna autoridade no assunto. E como resultado disso, alcança um maior número de vendas.

Você pode adotar o marketing de conteúdo utilizando um blog para escrever bons conteúdos sobre as principais dúvidas do público. Assuntos que se relacionam com o seu dia a dia de atendimentos também são bem-vindos.

Se você ainda não tem um blog, o seu perfil em redes sociais como Instagram ou LinkedIn podem ser ótimos canais de relacionamento com a sua audiência.

Uma dica para fazer bons posts é utilizar linguagem mais simples, sem perder autoridade, e apostar em imagens chamativas para o assunto.

Crie um perfil completo nas redes sociais

Outra estratégia de marketing para médicos veterinários é utilizar seus serviços. Com o crescimento desses canais, é impossível para um profissional que deseja se destacar no mercado, ficar de fora, não é mesmo?

De acordo com a legislação, não é permitido prestar atendimento por meio digital, mas, as redes sociais podem ser uma ótima forma de se aproximar do público.

Em páginas do Facebook, Instagram e LinkedIn, por exemplo, é possível desenvolver o marketing de conteúdo, criar seções para tirar dúvidas (desde que não sejam consultas), publicar curiosidades e dicas para cuidar melhor dos animais. O ideal é avaliar o que funciona mais com os seus seguidores e investir sem medo!

Esteja atento às normas do CRMV

O marketing para médicos veterinários é essencial para quem quer sair na frente da concorrência e aumentar o número de atendimentos em sua área de atuação. No entanto, o Conselho Federal de Medicina Ve-terinária, por meio da resolução n°780/2004, dispõe de algumas regras tais como:

  • Não realizar atendimentos on-line
  • Não utilizar fotos de pacientes para demonstrar sucesso de tratamento
  • Não fazer propaganda enganosa (ex: afirmar que é o melhor da cidade)
  • Não divulgar técnicas e tratamentos sem eficácia comprovada
  • Não divulgar tabela de honorários ou comparativos com valores de outros profissionais
  • Divulgar apenas equipamentos e tratamentos que sejam diferenciais (e não um qualitativo de natureza intrínseca do serviço oferecido)
  • Veicular em todo material de divulgação nome completo, especialização (se houver), inscrição no Conselho Regional de Medicina Veterinária e endereço de atuação

Não se esqueça do marketing pessoal

Essa dica é direcionada principalmente para profissionais que atuam de forma autônoma. Afinal, sua imagem é o seu primeiro cartão de visitas, não é mesmo?

O marketing pessoal para médicos veterinários é uma estratégia a mais para se tornar referência na área e conquistar a confiança dos tutores de animais.

Por tal razão, vale a pena adotar algumas ações no dia a dia que visem fortalecer a sua imagem enquanto profissional competente e responsável. Algumas delas são:

  • Vestir-se adequadamente à profissão e aos atendimentos, levando em conta higiene, segurança e conforto.
  • Ter postura firme diante dos tutores, demonstrando conhecimento.
  • Demonstrar empatia com as pessoas, ou seja, se colocar em seu lugar diante de algumas situações complexas
  • Ter uma boa rede de contatos
  • Pratique o autoconhecimento e reconheça quais são suas grandes qualidades
  • Invista em capacitação e especialização profissional
  • Melhore a sua comunicação interpessoal
  • Tenha sempre uma postura profissional
  • Honre seus compromissos com os pacientes e tutores
  • Seja sempre pontual

Viu só? O marketing para médicos veterinários é essencial para quem quer ser reconhecido na área. Por isso, vale a pena colocar essas dicas em prática e alavancar o seu número de atendimentos.

Fonte: shopveterinario

Gostou do conteúdo desta matéria? Compartilhe com seus amigos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.