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Oito passos para sua empresa veterinária vender mais (parte 2)

O sucesso da empresa veterinária requer mais do que o preparo do profissional com especializações em Medicina Veterinária, pois depende também de estratégias de marketing para se chegar ao cliente e mantê-lo fiel. Por isso, no último artigo, apontei três passos muito importantes para estar preparado para o mercado pet e agora revelo outros cinco pontos importantes para aplicar no dia a dia da empresa veterinária e ver grandes resultados.

Invista em tecnologia com estratégias de vendas tanto para os serviços como para os produtos. Para isso, é de extrema importância ter proximidade com o público-alvo para entender os desejos e necessidades dele. Portanto, entenda de que forma o seu negócio pode ajudá-lo e o que você precisa mudar para atendê-lo melhor. Desenvolva uma estratégia de e-mailmarketings e em whatsapp para informá-los sobre novos serviços e produtos, além de promoções, tomando como base aquilo que seu cliente necessita ou deseja. Tenha interesse em satisfazer e resolver, afinal o cliente é sempre ouvido e suas opiniões consideradas.

Estude o cliente. Veja seu perfil, use o Neuromarketing para aprender sobre ele: o que pensa, gosta, elege como prioridade e como é seu comportamento de compra e de decisão. Lembre-se que para vender bem é preciso comprar bem, portanto, faça um planejamento constante, conheça novos fornecedores. Além disso, estoque com inteligência, pois comprar pouco pode não ser a solução para seu negócio. É preciso se esforçar para ter a satisfação dos clientes como maior objetivo da empresa. Aliás, é certo que clientes satisfeitos em sua empresa são sinônimos de poderosos aliados.

Saiba comprar, faça uma análise de cada fornecedor do seu negócio, conheça os produtos dele com mais propriedade, negocie prazos e quantidades, enfim, faça dele um parceiro. Participe de entidades de classe, associações e grupos que possam oferecer ideias novas, inspiração e conhecimento. Conheça soluções e explore as que forem adequadas ao seu negócio.

Tenha certeza que a maioria das compras, solicitação de serviços de valor agregado, é feita sempre pela emoção e não pela razão. Portanto, o valor agregado ao serviço ou produto vai adicionar benefícios que farão bem ao cérebro e também ao coração.

Busque apoio e tente entender todo o funcionamento de sua empresa veterinária. Fique atento às prateleiras e gôndolas, exposição dos produtos. Reflita se a informação sobre promoção está impactando quem entra. Sua presença também estimula a sua equipe, por isso seja presente, mas capacitado. A informação é o maior patrimônio que a empresa pode ter nos dias de hoje para competir com profissionalismo no mercado de trabalho da Medicina Veterinária.

Então, faça um pré-diagnóstico para ajudar na agilização das decisões estratégicas e elaboração das táticas. Pense estrategicamente e, com um diagnóstico seguro, tenha tranquilidade para elaborar planos e projetos. Seguindo esses passos, na fase de implantação você terá condição de melhor adequar as ações nas tarefas operacionais. Com toda a informação possível, você poderá fazer um acompanhamento da capacitação total da empresa e estimular um desenvolvimento acelerado. Este acúmulo de conhecimento só virá se você for em busca deste conhecimento, por meio de cursos, livros e apoio técnico, além de profissionais que realmente vivem o dia a dia do mercado pet no Brasil. Portanto, capacite-se!

Quando falamos no item anterior em capacitação, quer dizer estar preparado para enfrentar o mercado pet. Para isso, oferecemos um caminho, um norte para que você tenha sucesso em sua empresa e possa vender mais e bem. Como complemento, ofertamos a leitura de livros escritos por quem tem expertise no mercado e de longo tempo. O livro “Marketing na Veterinária” lhe dá uma introdução para saber por onde começar. Já o “Plano de Marketing na Veterinária” orienta perfeitamente como fazê-lo. Por fim, “A Rebelião dos Serviços Médico-Veterinários” mostra o caminho das pedras para entrar na mente do consumidor.

A finalidade destes livros é servir, em caráter urgente, como uma bússola ao profissional de prestação de serviços profissionais veterinários. Guiar o profissional que está planejando um processo com organização e sistemas para que atividades previamente estabelecidas possam alcançar resultados positivos e almejados. Após a leitura, você dará mais atenção aos comportamentos profissionais, que se bem preparados, treinados e apresentados irão criar uma rede de relacionamentos com clientes e consumidores que, com certeza, ao longo da vida útil do cliente e/ou do paciente trará a chamada lucratividade, que é o objetivo final, a meta a ser atingida, o resultado.

Ao sucesso já!

Francis Magno Flosi é professor, médico-veterinário, acadêmico da Academia Campineira de Letras, Ciências e Artes das Forças Armadas, diretor-presidente do Grupo Qualittas e presidente da ABVET (Associação Brasileira de Veterinários Especialistas).

 

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