As pessoas têm comentado que seus investimentos estão rendendo pouco: qual seria a explicação?
Precisamos entender primeiramente o que é a tal da “taxa de juros de governo”, mais conhecida como Taxa Selic.
Emprestar dinheiro para o governo é, na maioria das vezes, o investimento mais seguro do mercado e a Taxa Selic é basicamente a taxa de juros paga pelo governo federal para quem empresta dinheiro para ele, tornando-se assim a referência de rentabilidade para investimentos conservadores.
O que faz a Taxa Selic subir ou cair?
As razões são muitas e não conseguiríamos explorar aqui todas elas, mas uma das suas principais funções é controlar a inflação.
Mas de que forma isso é feito?
Inflação é mais um conceito que teremos que explicar aqui, mas não se preocupe, no final todas as peças deste quebra-cabeça se juntarão. Inflação é o crescimento médio dos preços de uma lista de produtos e serviços utilizados pela maioria da população. Se o preço médio desta lista cai, chamamos de “Deflação”.
Em um país com dimensões continentais, as necessidades de cada faixa de renda e de cada região são diferentes, o que significa que a lista de produtos e serviços de uma pessoa da classe A de São Paulo é diferente da lista de uma pessoa de classe C da mesma cidade e também é diferente da lista de uma pessoa de classe A de Manaus, mas temos que ter uma referência e a FGV (Fundação Getúlio Vargas) criou IPCA (índice nacional de preços ao consumidor amplo), que é adotado como referência nacional da inflação.
O que faz a inflação subir ou descer, ou seja, o preço médio de uma lista de produtos subir ou descer, é o “apetite” das pessoas pelo
consumo. Quanto mais as pessoas estiverem comprando, mais os preços subirão; e o inverso é verdadeiro, quanto menos as pessoas estiverem comprando, mais os preços cairão.
Então, para fechar o raciocínio que une taxa de juros do governo Selic e inflação, se o governo aumentar a taxa de juros Selic, a rentabilidade dos investimentos conservadores aumentará e as pessoas optarão por poupar ao invés de gastar com compras; ou se a taxa de juros Selic estiver baixa, as pessoas optarão em comprar ao invés de investir.
Quando o governo quer conter a inflação, aumenta a taxa de juros; e se a inflação estiver baixa, o governo baixa a taxa de juros para estimular o consumo e promover o crescimento do país.
Voltando ao título desta matéria, estamos em um momento de recuperação do país, depois de anos de crescimento muito baixo, com inflação controlada (por enquanto) e a Covid-19 para atrapalhar ainda mais o crescimento da economia, logo, a taxa Selic está baixa, 2% ao ano, o que significa que R$ 1.000,00 investidos hoje renderão R$ 20,00 se permanecerem investidos por um ano.
Quem quiser obter rentabilidades melhores terá que aprender a administrar risco nos seus investimentos, ou seja, terá que correr mais riscos em outras aplicações.
Se você for investir dinheiro que pode precisar nos próximos dois anos, contente-se com a rentabilidade conservadora oferecida atualmente.
Profº. Drº. Marco Antonio Gioso
gioso@usp.br – FMVZ-USP
Eduardo Achôa é sócio-fundador da Gestãopet – www.gestaopet.com.br