Para se ter uma ideia, nos últimos cinco anos, as vendas do setor cresceram em torno de 40%, segundo pesquisa realizada pela Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação). Nesse ranking, o Brasil está em segundo lugar, o que indica grandes vendas, mas também um número crescente de concorrentes e de diversidade de produtos. No meio de tanta variedade, como se destacar nesse segmento?
O marketing para o mercado veterinário e de pet shops segue as peculiaridades do setor, tendo como um dos pontos cruciais das estratégias, por exemplo, a capacidade de pensar que quem consome os produtos não é quem compra. Portanto, as ações precisam ser voltadas para os donos e seu vínculo afetivo com o animal.
Aquela ideia de que o cachorro é o melhor amigo do homem nunca fez tanto sentido. Mas ele não é o único. Gatos, porquinhos, coelhinhos, roedores e até animais de grande porte têm um elo com seu dono que precisa ser explorado pelas marcas. Quanto mais forte essa ligação, maior a procura por produtos de saúde, medicamentos, acessórios, higiene e beleza para o animal.
Por isso, as ações de marketing para o mercado veterinário e de pet shop podem e devem destacar essa relação e ajudar a fortalecê-la. Campanhas sobre cuidados com animais, adoção, saúde e prevenção de doenças são boas estratégias para reforçar a importância desse relacionamento.
Além do mais, é essencial lembrar que quem compra os produtos são as pessoas, e não os animais. Esse hábito de consumo, portanto, muitas vezes segue gostos pessoais do tutor, o que pode direcionar as ações de marketing para outras questões. O dono precisa criar uma identificação com a marca, se sentir parte dela, de forma que ele queira transferir o mesmo estilo de vida para o seu relacionamento com o animal.
Atualmente, as redes sociais são uma excelente plataforma para que as marcas se engajem e se relacionem com seus públicos. Mas, além disso, elas permitem conhecer de perto as principais demandas por informação e usá-las a seu favor! Isso inclui a seleção de Embaixadores e Representantes da Marca (falaremos sobre isso na próxima edição), agregando valor à marca e/ou produto. Criar canais de informações com abordagem de temas variados também é uma estratégia positiva e bastante utilizada no segmento. Dicas de cuidados, saúde, alimentação e beleza ajudam a estreitar o relacionamento com o consumidor, enquanto adiciona pontos nos quesitos credibilidade e autoridade no assunto. Uma dica simples é transformar as dúvidas dos seus clientes em conteúdo – de qualidade, claro – e investir nas estratégias de marketing digital integradas (também falaremos sobre isso em breve).
A sazonalidade, assim como em diversos outros setores, pode ser explorada no marketing para o mercado veterinário e de pet shops. Considere mudanças de temperatura, períodos de férias, troca de pelagens, entre outros acontecimentos temporários. Todos eles influenciam e geram comportamentos diferentes dos consumidores. As estações do ano também exige cuidados especiais no universo pet. Com a demanda maior de chuvas, a leptospirose ronda animais e donos descuidados; com as temperaturas elevadas, a incidência de pulgas e carrapatos é maior; os banhos exigem produtos específicos, especialmente os frutais e com fragrâncias frescas e não oleosas; a tosa para raças peludas é parcial, apenas para o controle de temperatura corporal; e por aí vai.
Tenha sempre um planejamento completo de suas ações de mercado, elabore estratégias personalizadas para cada animal e ocasião, visite feiras e eventos relacionados ao seu segmento, esteja atento às tendências trazidas em publicações impressas, faça-se conhecer.
Assim, além de aproveitar as oportunidades para melhorar as vendas, você agrega credibilidade e confiança ao seu negócio e se aproxima daquilo que seu público espera e precisa.
Marjorie Bier – Marketing Tutti Pet