Venho promulgando esta frase há anos, pois percebo que muitos veterinários deixam de pedir exames por duas razões: Têm dúvidas em qual pedir e por pena do tutor. Quanto à primeira razão, técnica, não comentarei aqui e indico cursos e muita leitura. Falta intelecto a muitos veterinários, que não fazem congressos anuais, pouco vão a palestras e muito menos leem artigos científicos ou livros. Lastimável, triste. Estes estão fadados a perecer, desistir da profissão. Mas até lá vão cometer muitas negligências, imperícias ou imprudências, afetando a vida de toda a classe, denegrindo-a.
Quanto a ter pena do tutor, entende-se a razão. Nossa vocação em cuidar de animais fala mais alto! É triste saber que podemos salvar uma vida cujo tutor prefere sacrificar (por isto não sacrifico mais, sob nenhuma circunstância), ou não permite realizar exames. Nestes casos até se entende a dor do profissional. Porém, outros casos ocorrem, piores, quando o veterinário não pede o exame, querendo economizar para o cliente! Ele quer administrar o bolso do tutor, sem nem menos dar a chance deste último optar pelo exame! Deixar de elencar todos os exames necessários incorre em imprudência! A objeção é do cliente, não do profissional. Peça tudo o que você acredita ser prudente para o diagnóstico. Isto é fazer medicina de ponta, de qualidade.
Quando o cliente fizer objeções, busque entender a razão. Nem sempre ela é financeira, mas do não entendimento verdadeiro da necessidade, por falha na comunicação do profissional. Se for financeira, antes de desistir do exame, o profissional deve explicar ao tutor o que ele perderá em não ter determinado exame ou procedimento. Isto permite ao tutor entender sua parcela de responsabilidade no caso, e muitos voltarão atrás.
Não tente mais fazer a gestão financeira do cliente ou adivinhar se ele vai achar caro. Simplesmente diga o que precisa!
Se ainda assim é difícil para você, por absoluta pena, você precisa melhorar sua atitude em relação “a saber cobrar”. Caridade sempre fazemos, mas não é disto que discutimos neste artigo! Pense na qualidade de seu atendimento!
Prof. Dr. Marco Antonio Gioso FMVZ-USP – www.usp.br/locfmvz