Há uma necessidade, cada vez maior, de líderes empresariais completos, que exerçam essa liderança de modo mais pleno e verdadeiro.
Podemos dizer hoje, como Jim Collins, que a LIDERANÇA verdadeira é muito menos uma questão de genética e muito mais uma questão de escolha.
Você escolhe ser um(a) grande líder que cresce proporcionalmente ao crescimento da sua empresa de 1.0 para 2.0 e de 2.0 para 3.0 e, assim por diante.
Muita gente fala de Steve Jobs como um gênio empresarial. Mas, se sua liderança aos 50 anos fosse igual àquela que ele manifestava aos 20 anos, a Apple jamais seria a empresa que se tornou: um ícone no mundo dos negócios.
Léo Forman, desconhecido para nós, brasileiros, antes de se tornar presidente da americana L.L.Bean, andava com um caderninho preto onde ele fazia anotações sobre como melhorar a operação empresarial, chegando a compilar mais de 400 ideias. Ao se tornar presidente da empresa, ele passou a executar uma ideia após a outra e aumentou o faturamento da sua empresa em mais de 40 vezes, em dólares ajustados pela inflação, conforme conta Jim Collins em seu livro “BE 2.O”.
E a pergunta que se faz para líderes como eu e você é: à medida que a nossa empresa cresce de 1x para 2x, de 2x para 3x, para 5x, 10x, nossa liderança cresce na mesma proporção?
Eu e você, como líderes de empresa, temos amadurecido a nossa versão pessoal de liderança de 1.0 para 2.0 e de 2.0 para 3.0? Temos nos contentado em sermos apenas “um bom líder” ou almejamos uma liderança como Leon Gordon, Steve Jobs ou Jorge Paulo Lehamn, brasileiro, presidente da Ambev, líderes extraordinários, de tamanho descomunal, fora da curva do “normal”?
Não podemos esquecer que a liderança completa e verdadeira envolve tanto a pessoa física tanto a jurídica. Ela é um compromisso e não um direito, conforme Collins; é uma decisão e não um acidente, é uma questão de ação intencional e não de genética. Aprender ou não aprender a liderar com grandeza é no final das contas uma escolha. E aí, eu pergunto para você: Qual a sua posição? Qual a sua decisão? Quais passos, por escrito, com data e avaliação pessoal e de outros, você dará a partir de hoje?
Elberto Mello, da Canbyo Business School Educação Corporativa www.canbyo.com.br