Enquanto as empresas do projeto Pet Brasil exportaram 13,7% a mais no mesmo período, as exportações de produtos pets no acumulado de janeiro a maio deste ano caíram 5% em relação ao mesmo período do ano passado, refletindo o cenário de desaquecimento do setor. Foram US$ FOB 81,9 milhões exportados em 2017 contra US$ FOB 86,3 milhões nos cinco primeiros meses de 2016. Os dados são da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) e incluem alimentação, produtos de higiene e beleza, medicamentos veterinários e comercialização de animais vivos.
No entanto, os valores relacionados às empresas que participam do projeto Pet Brasil, iniciativa da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), cresceram 13,7% no período e fecharam em US$ FOB 23,2 milhões, ante US$ FOB 20,4 milhões de 2016. O projeto setorial Pet Brasil foi desenvolvido para auxiliar e orientar empresas que queiram exportar seus produtos e também divulgar no mercado internacional o potencial da indústria brasileira.
O histórico das exportações nos últimos anos é reflexo da crise econômica do país. Em 2016, as exportações somaram US$ FOB 236,3 milhões, o menor valor dos últimos seis anos, 33% mais baixo quando comparado ao ano anterior. Em 2015, foram exportados US$ FOB 351,4 milhões. Mas em relação às importações de pet food para cães e gatos, por exemplo, o quadro é mais estável nos dois últimos anos. Em 2016, o país importou 1,6% a mais do que em 2015, passando de US$ FOB 6,6 milhões para US$ FOB 6,7.
Apesar da instabilidade econômica atual, o Brasil ainda é um dos principais países do mercado pet mundial, situando-se em terceiro lugar e representando 5,14% de um total de US$ 105,3 bilhões de faturamento em 2016. Os Estados Unidos lideram a lista, com 42,2% do faturamento total, seguidos por Reino Unido (5,8%), Alemanha (5,09%), Japão (4,9%), França (4,7%), Itália (3,2%), Austrália (2,6%), Canadá (2,43%) e Rússia (2,36%).
Sobre a Abinpet
A Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) representa a indústria pet, que congrega os segmentos pet food (alimento e ingredientes), pet vet (medicamentos veterinários) e pet care (equipamentos, acessórios e produtos para higiene e beleza). A entidade fortalece o setor por meio de ações que contribuem para o desenvolvimento de seus associados e também para aumentar a percepção de que os benefícios da relação entre seres humanos e animais de estimação se estendem a toda a sociedade.
A Abinpet desenvolveu a ferramenta de coleta de dados mais confiável do mercado: o Painel Pet, que é mantido atualizado por dados e informações enviados pelos integrantes do setor. Em 2016, o faturamento da indústria pet deve atingir os R$ 19 bilhões. É cada vez maior a participação desse setor na economia nacional e, por isso, é parte relevante do agronegócio: cerca de 67,6% do faturamento deverá vir dos produtos para nutrição animal, cuja composição é 95% agropecuária, com ingredientes como milho, soja, arroz, trigo e carnes de aves, bovinos e peixes.
Todos os produtos da indústria de alimentos e medicamentos veterinários são fiscalizados pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), na Secretaria de Defesa Agropecuária (DFIP, DIPOA e Vigiagro).
A asssociação é referência técnica para o setor e publica há nove anos o Manual Pet Food Brasil, adotado pelas principais fabricantes de alimento como guia de boas práticas. O manual contém informações sobre os padrões técnicos e de qualidade de matérias-primas, parâmetros nutricionais, metodologias analíticas aplicáveis e condições ideais de produção para garantir alimentos seguros aos mercados nacional e internacional. Sua atualização ocorre a cada dois anos, considerando o desenvolvimento do setor.