Participação brasileira no mercado Pet internacional tem crescido anualmente; última projeção indicava que, em 2022, o valor seria superior a R$ 495 milhões
Para incentivar as exportações brasileiras, o IPB (Instituto Pet Brasil), instituição que há dez anos estimula o desenvolvimento do setor Pet brasileiro, em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoções e Exportações e Investimentos), realizou uma rodada internacional de negócios de forma on line com empresas da América Central.
As marcas brasileiras presentes nesse encontro foram: Duprat, Multipet e Vetnil. Elas tiveram a oportunidade de atravessar fronteiras e realizar vendas para empresas de outros países que participarão da reunião.
As exportações brasileiras estão crescendo ano após ano. Nos últimos anos, entre 2019 e 2021, o aumento foi de 40%, saltando de R$ 295,11 milhões para R$ 412,46 milhões. A expectativa é que esse valor chegue a R$495,08 milhões no balanço de 2022, representando uma alta de mais 20%.
“O mercado Pet internacional está aquecido. É mais fácil fazer negócios com empresas de outros países do que se imagina. Felizmente, notamos um crescente interesse do exterior nas soluções e nas tecnologias para o setor Pet. Nesse encontro, buscamos estreitar os laços com países da América Central”, afirma Nelo Marraccini, presidente do Conselho Consultivo do Instituto Pet Brasil.
Do Brasil para o Mundo
Regiões como África, América Central e Europa, e países como China, Estados Unidos, México e Argentina estão entre os focos do Projeto Setorial Pet Brasil neste ano. O calendário de feiras de 2023 prevê a participação na Zoomark International 2023, na Itália, em maio. Também faz parte do calendário o International Pet Meeting Expo 2023 (em novembro, no Brasil).
Além da participação em eventos exclusivos, participantes do Projeto Setorial Pet Brasil têm benefícios como o chão de feira, coordenação da montagem do estande e coordenação do evento.