Um cãozinho de estrutura compacta e forte, o American Bully é uma raça amorosa e protetora. Sendo uma das diversas variações de Pitbulls, o cachorro se destaca por ser um grande atleta e muito leal ao seu dono.
Assim, é um excelente cão de família e um pet muito amigável, mesmo com sua aparência robusta e poderosa. Além disso, esse peludo tem muita energia, sendo muito brincalhão e adorando passear!
O American Bully é uma raça nova, que teve seu padrão oficial válido em 15 de julho de 2013. Faz parte do grupo 11 das Raças Não Reconhecidas pela FCI (Federação Cinológica Internacional). Sendo assim, é uma raça nova em comparação com seus diversos primos Pitbulls. O American Bully surgiu na região dos Estados Unidos, mas não se sabe ao certo quando. Acredita-se que a raça possui mais de 100 anos de existência. Além disso, seu temperamento é
característico dos cães do tipo American Pitbull Terrier.
De acordo com as informações da CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia), os principais ancestrais do Pitbull American Bully são o American Bulldog, o Bulldog Inglês e o Olde English Bulldogge.
O American Bully se tornou adorado pelos criadores de Pitbulls em todo o mundo. Isso porque a raça possui as características marcantes desses cães e é facilmente adestrada.
Apesar da sua aparência musculosa, intimidadora e robusta, o American Bully possui comportamento extremamente carinhoso em comparação com os demais Pitbulls.
Como dito anteriormente, o American Bully possui um corpo de porte médio muito musculoso. Sua cabeça é sua principal característica, sendo grande, larga, mas não desproporcional, e com algumas rugas profundas.
Seus olhos possuem tamanho médio, além de uma grande variação de cor, com exceção do azul. Já as
orelhas são altas, eretas ou caídas. Possui ombros largos, com patas frontais fortes e com um leve desvio para dentro. Já as traseiras são largas e ligeiramente afastadas.
A média de altura dessa raça é de 51 cm e de peso 58 kg. A expectativa de vida é de 15 anos.