Dócil e brincalhão
O Pequeno Cão Holandês é uma raça de Spaniel europeia com origem nos Países Baixos, desenvolvida antes mesmo da invenção das armas de fogo. Também conhecido como Kooiker, essa raça era muito utilizada para atrair peixes e pássaros na beira da praia para, em seguida, os caçadores apenas jogarem uma rede sobre os pequenos animais que se aproximavam do Pequeno Cão Holandês.
Além disso, um exemplar da raça foi responsável por salvar a vida do Príncipe William II de um assassinato por ter latido e o acordado. Dessa forma, a raça tornou-se popular na Holanda durante os séculos XVII e XVIII, aparecendo inclusive nos quadros de Rembrandt e Jan Steen junto às famílias neerlandesas.
Durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, o Pequeno Cão Holandês quase foi extinto, sendo recuperado posteriormente graças à dedicação dos servidores reais e da baronesa van Hardenbroek. Raramente encontrado fora dos países europeus, o Pequeno Cão Holandês ganhou seu registro oficial apenas em 1971 no Dutch Kennel Club.
Com grande aptidão para caça e muito ativo, o Pequeno Cão Holandês é alegre e um excelente companheiro. Em virtude dessa personalidade, os cães dessa raça vivem melhor e mais felizes em casas que tenham quintal ou jardim, pois podem correr, brincar e explorar à vontade.
Tanto os machos quanto as fêmeas medem entre 35 e 40 cm de altura e pesam entre 10 e 15kg, sendo considerados cachorros de porte médio e a expectativa de vida varia de 12 a 14 anos.
Fonte: racasdecachorro