Jack Russel Terrier

Jack Russel Terrier

Por: Mirela Luiz

Arteiro, sociável e companheiro

O Jack Russell Terrier surgiu da mistura entre o Fox Terrier e o White Terrier Inglês (raça que não existe mais) na Inglaterra, no século XIX. Um cão de pequeno porte, mas com uma personalidade superforte, que costuma ser descrito como um cão de “personalidade maior que o seu tamanho”. Além disso, o Jack Russell é muito companheiro e sociável. São cachorros muito corajosos e determinados e exigem muita atenção e energia dos seus pais humanos. Os cruzamentos iniciais para criar o Jack Russell Terrier tinham como objetivo criar o melhor cão caçador de raposas possível.

O pelo do Jack Russell Terrier é curto e liso e de cor branca com manchas pretas, castanhas ou com as duas misturadas (bicolor). Existe, ainda, a variação de pelo duro, menos comum no Brasil, mas que se diferencia apenas por essa característica física.

A altura da raça varia de 25 cm a 35 cm e o peso varia de 6 kg a 8 kg.

O Jack Russell Terrier é um cachorro muito companheiro e sociável, mas de temperamento forte. Ele é energético e não gosta muito de obedecer e nem de ficar parado. Eles adoram brincar, mas são muito teimosos e exigem uma educação coerente e rígida, uma vez que pode ser um pet um pouco dominador. Eles se dão bem com estranhos, crianças e com outros cachorros, mas não são recomendados para quem já tiver outros animais em casa. A socialização é algo fundamental para esses cachorros, que podem ser territorialistas e extremamente protetores. Um Jack Russell Terrier entediado pode ser um grande problema, pois possuem tendência a se tornarem destruidores quando ociosos. É um cão que costuma cavar bastante.

O Jack Russell Terrier é considerado pela FCI um cachorro inteligente, disposto e superalerta. Por ter surgido como uma raça caçadora de raposas, ela ainda tem as mesmas características que tinha inicialmente. Com isso, esses cães estão sempre preparados para aventuras, brincadeiras, viagens, saídas, passeios e qualquer outra situação que lhe seja proposta.

Por ser um cachorro muito energético e disposto, a expectativa de vida do Jack Russell Terrier é de 15 anos. No entanto, caso ele não seja levado para fazer atividades físicas com regularidade, esse número pode abaixar consideravelmente.

Fonte: Petlove

 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Outras matérias que você pode gostar

Receba nossas novidades em seu Email

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.