As raças de cachorro híbrido estão cada vez mais conhecidas; e foi assim que surgiu o Maltipoo, uma junção de Maltês com Poodle que conquistou os amantes de cachorros pequenos. A raça surgiu por volta dos anos 90 nos EUA e se
popularizou rapidamente.
Embora a origem do Maltipoo não seja tão bem definida, há especulações de que esses animais foram criados com a proposta de conseguir cachorros hipoalergênicos, uma vez que os Poodles não soltam muitos pelos.
Apesar de popular, o Maltipoo ainda não é uma raça reconhecida por nenhuma organização cinológica, o que dificulta na hora de definir padrões comportamentais, de cores, etc. A raça Maltipoo possui a pelagem lisa e densa, levemente ondulada e pode ser encontrada com pelos cacheados, apesar de mais raro.
Podem ter as mesmas cores dos Poodles, sendo mais fáceis de serem encontrados em branco ou creme. Entretanto, também é possível encontrar Maltipoo mesclado ou com manchas de outras colorações.
Por ser um cachorro descendente do cruzamento entre um Poodle e um Maltês, o Maltipoo tem a tendência de ser um cachorro de pequeno porte.
Sendo assim, incluindo as três variações, o Maltipoo pode pesar entre 1 e 7 kg. A primeira classificação é conhecida como “teacup”, pesando entre 1 e 2,5 kg; toy mini, a segunda, pesando entre 2,5 e 4 kg; ou simplesmente toy, com o peso entre 4 a 7 kg.
O Maltipoo tende a ser um cachorro muito dócil, amoroso, carente e que requer atenção frequente. É considerado um cachorro muito inteligente e ativo; que aprende com facilidade, apesar de ser um pouco teimoso.
A raça tem uma expectativa de vida que pode variar entre 12 e 14 anos, contudo, vai depender do nível de qualidade de vida do pet.
Fonte: blog.cobasi