Mudi – O pastor húngaro

Ele continua trabalhando com pastoreio na Hungria, em rebanhos acima de 500 ovelhas.

O Mudi é um cão de pastoreio que rivaliza com o Border Collie quando o quesito é inteligência. Essa raça destemida também é rival de muitas outras raças: com um peso que varia no geral entre 8 e 13 kg, esse cão vai brigar bravamente com predadores muito maiores que ele, como, por exemplo, um javali selvagem.

O Mudi é uma raça que teve origem na Hungria; seus parentes e ancestrais são o Puli e o Mudi antigo. O padrão dessa raça foi desenvolvido no começo do século XX. Até 1930 todos os cães de pastoreio da Hungria eram agrupados juntos, até que o Mudi foi separado dos outros. Apesar disso, esta continua sendo uma raça muito rara.

O Mudi se parece com um pequeno lobo preto. Sua pelagem é um pouco parecida com a do Chesapeake Bay Retriever, mas mais longa. Sua pelagem não deve ser muito longa, podendo ser encaracolada ou cacheada e pode ser de praticamente qualquer cor, incluindo o raro tom azul merle. A cabeça e os membros dos cães dessa raça são cobertos por uma pelagem mais curta e lisa que a do resto de seu corpo.

Para ter uma vida equilibrada e saudável, o Mudi precisa de muito exercício, então é aconselhável que não considere ter um, a não ser que tenha plenas condições de fazer pelo menos uma boa caminhada diária ou uma corrida com o seu cão. É recomendado também que ele possa ter um quintal amplo para essa raça esportiva, que pode ser um ótimo cão para treinar com Frisbees.

O Mudi é uma raça de cães pastores que surgiu naturalmente na Hungria e que por isso não se sabe muita coisa sobre suas origens. Essa raça é bastante atenta, com um temperamento tranquilo e amável, apesar de suas habilidades natas em pastorear ovelhas ou animais maiores e mais difíceis de lidar com o gado.

O Mudi é a única raça de cães pastores que possuem cães da cor merle e também cães branco sólido saudáveis entre eles. Esta raça continua trabalhando com o pastoreio na Hungria, trabalhando com rebanhos que contêm acima de 500 ovelhas.

A segunda maior população de Mudis fora da Hungria fica na Finlândia, apesar de a raça ser bastante rara no resto do mundo.

 

Fonte: CachorroGato

 

 

 

Comentários
Carregando...