Simplesmente o cachorro mais popular do Brasil! O termo SRD (Sem Raça Definida) abrange todos os cachorros que não possuem origem definida, com misturas em sua linhagem de duas ou mais raças.
No entanto, é fácil afirmar que são cães dóceis e até ariscos, especialmente os que estão nas ruas ou em lares para adoção. Por isso, antes de pensar em comprar um cachorro, lembre-se da possibilidade de adotar.
Um verdadeiro testamento à natureza, a um tempo em que os animais procriavam sem a interferência do homem, pode-se dizer que esse é o primeiro cachorro do mundo a surgir do lobo.
Parte do que torna um Vira único é a sua imprevisibilidade, característica que deve ser levada como algo positivo. O SRD é uma caixa de surpresas e vem em todos os tamanhos, cores, formatos e padronagens possíveis e imagináveis. São seres únicos em seu físico, personalidade, temperamento e pré-disposições. De orelhas eretas à grandes e caídas, pelo curto e rasteiro ou pelo longo e sedoso, focinho achatado ou alongado, calmo ou agitado…
Só um ponto não varia: A amizade e lealdade. Ao adotar um cachorro SRD, observa-se muito mais o cachorro pelo que ele é, sua personalidade própria e aptidões.
Para melhor compreensão, seria possível dividir os vira-latas em 4 categorias superficiais: Cães mestiços que visualmente possuem características mais predominantes de 1 ou 2 raças; o Vira-lata que não se parece com nenhum raça, e que ao longo de várias gerações, tantos cruzamentos entre machos e fêmeas diferentes produziram cães com físico totalmente singular; Raças híbridas, que é a mistura de duas raças conhecidas, como o Labradoodle (Labrador Retriever e Poodle); Raças Funcionais, criadas com um propósito específico, geralmente para trabalho, como o Alaskan Husky.
Mesmo sendo grande maioria do mundo, tem sido uma batalha nas últimas décadas a mudança de significado do SRD na cultura. Felizmente, depois de muito trabalho e uma mudança de consciência na sociedade, a imagem do SRD tem mudado drasticamente e muito mais pessoas, de todas as classes sociais, abriram seus corações e casas para a adoção de SRDs. Cerca de 20% dos cães brasileiros não têm raça definida ou são mestiços descendentes. Apelidados de “vira latas” no Brasil, os cães SRD (sem raça definida) não têm características específicas porque eles abstraem um pouco de cada antepassado.
Fonte: portaldodog