As diversas raças Bull estão presentes pelo menos desde o século XV.
Elas ganharam seu apelido graças ao seu papel no esporte chamado de Bull Baiting, que consistia em um embate sangrento e fatal entre um cachorro e um touro.
Esse esporte macabro servia tanto como forma de entretenimento, quanto para amaciar a carne do touro para o consumo posterior, de acordo com a crença popular da época.
O Staffordshire Bull Terrier impõe respeito por onde passa. Diante da sua cara de bravo, muita gente pode pensar “melhor tomar cuidado!” Mas você sabia que, debaixo desse jeitão parrudo, há um coração que vale por dois? Somente um tutor de Staffordshire Bull Terrier consegue dizer com propriedade como é amar e ser amado por esse grande cachorro.
Como qualquer outra, a raça evidentemente possui sua história, mas os aspectos são bem diferentes dos de hoje. E que bom! Porque isso desmistifica o pensamento de que o Staffordshire Bull Terrier é brigão ou violento. É criando com amor e companheirismo que a história de um pet começa a receber contornos diferentes. E, certamente, a história do nosso querido Staffordshire Bull Terrier passou por isso.
Apesar de ser um cão de porte médio, com altura variando de 25 cm a 30 cm, tem grande força física, vinda de
um corpo musculoso e compacto, com uma média de 11 a 17 quilos. Ele é levemente mais longo do que alto, relativamente largo, dando um centro de gravidade baixo e um posicionamento firme. Seu tamanho pode esconder a agilidade surpreendente e a força que vem de seus músculos. A cabeça larga oferece espaço suficiente para a fixação dos músculos da mandíbula