Um cão de porte médio, robusto e com uma aparência nobre, o Braco Húngaro tem uma pelagem densa e sedosa. São extremamente carinhosos e cheios de energia, tornando-os perfeitos para uma casa ativa.
O Braco Húngaro é uma raça estabelecida que remonta há vários séculos. Foram encontradas na região da Europa Central, na Bacia dos Cárpatos, esculturas em pedra que se estima terem 1.000 anos, exibindo um magiar (etnia húngara) nómada, caçando com um falcão e um cão com características muito semelhantes às do Braco Húngaro.
Após as duas Guerras Mundiais, a raça foi quase extinta, mas criadores dedicados conseguiram recuperá-la com cães transportados clandestinamente para fora da Hungria. Atualmente, estes cães não só desempenham as suas funções de caçador, apontador e de cobro, como também, é um companheiro bastante apreciado.
A expectativa de vida dessa raça é de 10 a14 anos. Os machos medem 57 a 64 centímetros e as fêmeas de 53 a 60 centímetros. O peso varia de 20kg a 30kg.
Algumas das raças mais atraentes e populares advêm deste grupo, uma vez que a sua natureza descontraída, brincalhona e altamente social fazem dele um cão ideal para as famílias.
Fonte: Purina