Chihuahua - O menor cão do mundo

Chihuahua – O menor cão do mundo

Por: Mirela Luiz

Os chihuahuas são pequenos no tamanho (é a menor raça do mundo!), mas são grandes no quesito animação. São capazes de surpreender com a sua energia e vontade de brincar, o que os torna cachorros ideais para a família. Inteligentes e muito devotos ao seu tutor, esses cachorros são capazes de conquistar qualquer um com a sua personalidade única, segura e atrevida – sem falar em sua admirável inteligência.

O chihuahua leva esse nome porque nasceu no Estado mexicano de Chihuahua. Embora sua história seja bastante intrigante, evidências arqueológicas e registros milenares afirmam que os cachorros dessa raça são descendentes do techichi, um cachorro nativo que vivia lá há muito tempo, por volta de 300 a.C.

O techichi era um cão muito pequeno, usado na religião tolteca em cerimônias de sacrifício. Quando uma pessoa falecia, o cachorro era sacrificado e cremado junto, pois acreditava-se que o animal guiaria as almas em paz ao submundo. Em vida, eram adorados por suas famílias. Aliás, apesar de bem cuidados, os cachorros possivelmente também serviam de alimento aos astecas. Existe também a teoria de que o chihuahua nasceu na China e chegou ao ocidente graças à ação de comerciantes.

Apesar de carregar uma história um tanto sinistra, o passado mais recente do chihuahua traz popularidade e arrebata fãs em diversos países. Desde que foi registrada no AKC (American Kennel Club), a raça ganhou mais notoriedade, conquistando inclusive celebridades e artistas famosos e brilhando na mídia.

Cheios de vida e muito animados, cachorros dessa raça também são conhecidos por serem temperamentais e atrevidos. Este pequeno cachorro não tem noção de seu tamanho. Caso desenvolva um comportamento combativo e bruto, o chihuahua não vai hesitar em desafiar cães de qualquer porte.

Embora sejam muito dóceis, chihuahuas costumam ser reservados com estranhos e podem ser ciumentos com seu tutor. Já com outros cachorros e
animais, a convivência pode ser bem pacífica. No entanto, é recomendado que o treinamento de socialização seja feito ainda enquanto filhotes, para que não se tornem agressivos ou tímidos.

Geralmente, os chihuahuas são cachorros bastante saudáveis e dificilmente apresentam doenças graves. Não é à toa que possuem vida longa – são capazes de viver até 20 anos. O tamanho da raça varia de 15 cm a 23 cm e o peso de 1kg a 3 kg.

Fonte: Doghero

 

 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Outras matérias que você pode gostar

Receba nossas novidades em seu Email

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.