A raça carnavalesca
Festeira, brincalhona, inquieta e amistosa. Quer curtir uma festinha? O labrador é a companhia ideal.
O cachorro da raça labrador é uma das mais queridas entre as pessoas e não era para menos. Afinal, esse dog é carismático, inteligente e bastante gentil, ou seja, irresistível para os “cachorreiros” de plantão.
Sua inteligência é tão notória, que o labrador é bastante usado como cão-guia para pessoas com necessidades visuais, por exemplo.
Disponíveis em variadas cores, a raça se destaca pela sua beleza. Inclusive, eles têm carinha amigável para casas com crianças. No entanto, é preciso de um local apropriado para criar o labrador ou até mesmo uma rotina de passeios frequentes. Afinal, ele precisa gastar suas energias e adora brincar.
Originário do Canadá, o cachorro da raça labrador é descendente da mistura entre Terra Nova e Cão d’água, conhecido como cão d’água de St John. Contudo, a raça surgiu somente no século 19. O seu antecessor St John foi instinto em decorrência dos altos impostos cobrados naquela época.
Os primeiros labradores foram importados pelo Conde Malmsbury para a ilha de Terra Nova. Por lá, acabaram cruzando com outras raças de cães como o retriever. Trata-se de uma versão conhecida do labrador.
Uma das principais características físicas do labrador é sua predisposição para nadar. Afinal, em suas patas existe uma membrana que torna a prática mais rápida e fácil para o dogão. Seus pelos têm um aspecto mais oleoso, permitindo que ele seque mais facilmente. Além disso, ajuda a deixar o dog mais aquecido.
Durante as práticas de nado, o labrador retriever costuma boiar com bastante facilidade graças às suas patas, agilidade e pelagem curta e densa. Além disso, o suporte físico do corpo do labrador é forte. Tem estrutura ideal para exercícios físicos mais densos e trabalhos de salvamento. O peso ideal da raça é de 25 a 36 kg, o tamanho varia de 54 a 62 cm e sua expectativa de vida vai de 10 a 13 anos.
Fonte: portaldodog