Ele ficou famoso na idade antiga como gladiador e perseguidor.
O Lébrel irlandês tem origens antigas; e há citações dele em 391 a.C. em Roma, quando ele ficou famoso como gladiador e perseguidor.
Um Lébrel irlandês chamado Aibe tem a fama indireta de começar uma guerra no século XII, quando seu dono se recusou a receber 4.000 vacas do Rei de Ulster em troca dele.
Na Irlanda, esses cães imponentes eram os favoritos dos chefes irlandeses para caçar lobos e alce irlandês. Tal era sua coragem que o nome da raça na Irlanda é Cu Faoil; “Cu” significa corajoso.
No fim dos anos 1800, o Lébrel irlandês foi quase extinto na Irlanda por causa da prática de dar embora um Lébrel irlandês para a nobreza que estivesse visitando, a extinção dos lobos na Irlanda, e a fome de 1845 na Irlanda. O Lébrel irlandês de hoje foi recriado dos últimos exemplares existentes cruzados com o Lébrel escocês, Dogue Alemão, Borzoi e Lobo tibetano. Até o final dos anos 1800, a raça já prosperava novamente e permanece sendo uma das raças mais reconhecidas e admiradas no mundo.
A característica que define o Lébrel irlandês é sua altura imponente; é a raça mais alta de cães. Mas um bom Lébrel é mais do que apenas um cão alto. É um cão robusto, mas ágil, capaz de derrubar e matar animais grandes. Tem um corpo de galgo, só que maior e mais parrudo. As patas são longas, o corpo comparativamente estreito, o lombo um pouco arqueado, o peito profundo e a cintura moderadamente pequena. Assim como a maioria dos hounds de visão, a cauda é longa e portada baixa.
O quanto esses gigantes gentis podem ser grandes? Os machos têm pelo menos 81,28 centímetros de altura, e 91,44 centímetros não é incomum. Eles pesam pelo menos 54,43 quilogramas; novamente, vários pesam bem mais. Mesmo se eles se curvassem (coisa que nunca fazem), ainda seriam um cachorrão!
O Lébrel irlandês tem um coração tão grande quanto ele. São gentis, nobres, sensíveis e fáceis de conviver.
Fonte: Hillspet