O Manchester Terrier, como o próprio nome já diz, surgiu na Inglaterra, na cidade de Manchester, onde ficou popularmente conhecido por caçar ratos, coelhos e outros animais de pequeno porte.
Ativo e brincalhão, características que o tornam um verdadeiro cão do tipo terrier – existem duas variedades do Manchester Terrier: o Toy e o Standard, reconhecidas pelo American Kennel Clube, ainda no século XIX. A raça tornou-se popular em toda a Grã-Bretanha.
A pelagem do Manchester Terrier é curta, densa, lisa e de textura firme. A cor padrão da raça é o preto e castanho. Os pelos não exigem tantos cuidados. Uma escovação semanal com uma escova apropriada é o bastante para se livrar dos pelos mortos, que caem o ano todo, mas não excessivamente.
Enérgico e brincalhão, o Manchester Terrier é muito leal aos seus humanos e ama estar ao lado deles. Ele é um companheiro para todos os momentos. O seu temperamento é característico de cachorros terrier, por isso, caso tenha um animal pequeno em casa, como ratos e coelhos, é preciso ter cuidado e estar sempre os supervisionando, devido ao passado da raça.
Embora a sua aparência lembre muito a de um Dobermann miniatura ou um enorme Pinscher, o Manchester Terrier possui sua própria identidade. Um cão pequenino com um latido forte e um ‘coração mole’, um excelente vigia que adora estar na companhia de sua família, por isso, não gosta de ficar sozinho por longos períodos, podendo ficar entediado e nervoso nestas situações, podendo acarretar um comportamento destrutivo, como cavar buracos e uma certa agressividade.
O Manchester Terrier é um cão bastante adaptável e pode viver tranquilamente dentro de um apartamento ou casa, sem espaço externo, desde que ele tenha toda a sua energia gasta diariamente com caminhadas, passeios, corridas, além de algumas sessões de jogos e brincadeiras em períodos isolados. Como é uma raça bastante vocal, ele pode também latir em excesso se sentir solitário. Deve ser socializado ainda quando filhote para se tornar um cão equilibrado e sem comportamentos inadequados quando atingir a fase adulta. Os machos medem 41 centímetros e as fêmeas 38.
Hoje, nos Estados Unidos e Canadá, há duas variedades de Manchester Terrier — o Toy e o Padrão. Na Inglaterra, no entanto, os dois tamanhos são classificados como raças diferentes: Toy Terrier Inglês e Manchester Terrier.
Fonte: Petlove