O Saluki é uma raça de cães velocistas originária do Oriente Médio, Egito e Ásia, muito antes da construção das famosas e imponentes pirâmides. Esses cães eram tão cultuados que chegavam a ser mumificados junto aos faraós.
O nome pode ter surgido na antiga cidade de Saluk, no Iêmen. Os muçulmanos, que continuam sendo grandes apreciadores da raça, têm a tradição de não os vender, como uma demonstração de respeito. A aparência pode variar bastante, mas os pelos longos na orelha e o corpo esguio e musculoso, se mantêm em todas as variedades.
É difícil dizer precisamente qual a linhagem dos Salukis por conta da idade do aparecimento da raça. No entanto, alguns historiadores acreditam que eles sejam fruto do cruzamento de Galgos egípcios e asiáticos. Apesar de sua aparência elegante, esses cães possuem muita força, agilidade e resistência, sendo ideais para a caça. Chama atenção por conta de seu tamanho e robustez. Magro e pernudo, faz parte do grupo de cães lebréis ou hounds, caracterizados pela velocidade. Sua aparência dá a impressão de simetria, junto com as características de velocidade e resistência. Por muitos anos, eram proibidos de cruzar com outras raças, por esta razão permaneceram inalterados por muito tempo. Eles foram reconhecidos oficialmente em 1927, pelo American Kennel Club.
Os Salukis precisam praticar exercícios regularmente para manter a forma física e mental, o ideal é que tenham um grande espaço para correr, já que seu corpo é desenvolvido para essa prática e eles adoram fazer isso! Eles podem alcançar até 60 km/h correndo. Isso é possível por conta da curvatura em suas costelas, que proporciona um melhor movimento para correr. A velocidade incrível era ideal para derrubar gazelas. O diferencial é que essa raça não caça pelo cheiro, mas sim pela maravilhosa visão que possui.
A lealdade é outra forte característica do cão, também é muito dócil e, consequentemente, fiel a seus tutores. Ele pode chegar a ter entre 51 e 78 centímetros de altura, pesando entre 18 e 27 kg. Em geral, os machos tendem a ser maiores do que as fêmeas. Os cães dessa raça têm a expectativa de vida de 10 a 17 anos.