Suas propagandas tradicionais não estão mais tendo o retorno que tinham no passado?
Suas campanhas e de seus e-mailmarketing estão tendo uma abertura muito baixa e não geram resultados expressivos? Você está tendo cada vez menos clientes em sua pet shop? Estamos percebendo que grande parte do varejo está enfrentando estes mesmos problemas, lojas cada vez mais vazias, propagandas não atrativas e ações sem resultados. Sua pet shop também está assim?
Acredito que seu desejo é fazer ações de marketing com baixo investimento e alto retorno e ter uma loja repleta de clientes, estou certo? Então, isto é possível através das novas tecnologias e de modernas técnicas de marketing digital. Portanto vou apresentar hoje 5 dicas de baixo custo para você implementar no seu negócio e aumentar seu poder de atração de clientes para a sua pet shop.
1. Defina seu avatar
Antes de iniciar qualquer campanha para atrair clientes para a sua pet shop é preciso saber quem é o seu potencial cliente. Temos que traçar um perfil deste potencial cliente a quem denominamos de avatar. Este avatar é o dono da dor que você quer atender com a sua solução. Para entender claramente estes perfis, você precisa de: dados demográficos (idade, nível de instrução, estado civil, número de filhos, onde mora, qual o seu pet, etc.); comportamentais (que tarefas realiza, quais locais costuma frequentar, que redessociais utiliza, quais são suas necessidades básicas, quais são seus hobbies, etc.) e emocionais, tanto negativas (o que tira o seu sono, quais os erros mais comuns, quais as principais dificuldades que enfrenta), quanto positivas (o que facilitaria sua vida, o que traria alívio para ele, etc.). Com estas informações será possível estabelecer quais conteúdos deve trabalhar para atrair a atenção destes avatares, bem como onde encontrá-los e disponibilizar estes conteúdos para relacionar-se com eles.
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2. Descubra suas dores
No atual cenário, antes de vender para seus potenciais clientes, é preciso ajudá-los a resolver os seus problemas, ou seja, curar suas dores, demonstrando sua preocupação legítima, sua autoridade e relevância nos assuntos tratados. Levante quais as principais dores do seu avatar, tais como: falta de espaço para tratar dos pets, insegurança em relação a como lidar com o seu pet, seu pet fica muito agitado e estressado quando está com estranhos, medo de deixar seu pet sozinho com outras pessoas, entre outros. Você pode levantar estes problemas a partir de sua experiência na área, perguntando para especialistas no assunto ou fazendo pesquisas diretamente com seus potenciais clientes.
3. Engaje antes de vender
Primeiro, é necessário engajar seus potenciais clientes, fazendo-os perceber a dimensão e a importância dos seus problemas. Com isto, eles saem de uma posição de acomodação e passam a preocupar-se com suas dores e a procurar uma solução. Aqui você pode escrever artigos sobre os temas levantados no item 2 e como solucioná-los, por exemplo, “3 dicas simples para deixar seu pet mais cheroso”. Pode, ainda, produzir aqueles vídeos onde mostra os pets antes e depois de passar pela sua pet shop. Pode solicitar depoimentos de clientes satisfeitos onde eles falam do problema que tinham e como ficaram satisfeitos com o serviço da sua pet ou ainda do produto que adquiriu. Isto funciona muito, pois não é quem vende que está falando e sim uma pessoa comum igual ao potencial cliente.
4. Comunique-se com o canal certo
Agora é importante que todo o conteúdo produzido no item 3 seja comunicado no canal certo. Para isto é preciso saber onde está seu avatar, lembra? Se o avatar utiliza muito as redes sociais, é preciso criar uma fanpage onde você vai publicar os conteúdos e convidar pessoas com o perfil do avatar para esta página. Isto pode ser feito através de anúncios direcionados no próprio Facebook. Se o avatar costuma utilizar e-mail, é preciso criar campanhas personalizadas e não invasivas. Isto é possível criando algumas iscas e convidando as pessoas a baixarem estas iscas. Em troca elas deixam o nome e o e-mail e dão permissão para receber seus e-mails. O objetivo de todo este trabalho é mostrar a sua autoridade no assunto e estreitar o relacionamento com o potencial cliente, despertando nele o interesse em visitar sua loja e consumir seus produtos e serviços.
5. Tenha uma chamada para a ação
Para que isto ocorra, toda campanha deve finalizar com uma chamada para ação. Neste caso, como o objetivo é trazer clientes para a pet shop, é preciso utilizar uma estratégia para atrair a sua atenção. Quando perceber que o potencial cliente está bastante engajado, é hora de fazer um convite. Por exemplo, você pode fazer um happy hour para apresentar sua pet ou um novo serviço que está oferecendo e convidar todos aqueles leads (potenciais clientes engajados com o problema) que você acredita que tenham interesse em conhecer este tipo de serviço. Observe que quanto mais próximo estiver de seus potenciais clientes, mais saberá de suas necessidades e interesses e poderá fazer chamadas específicas que terão maior retorno.
Aplicar estas 5 dicas não exige grandes investimentos e podem ser implementadas rapidamente. Os resultados podem aparecer em até 4 semanas. Portanto, se você quer aumentar o número de clientes em sua pet shop em poucas semanas, coloque em prática estas dicas agora![/userpro_private]
Paulo Gerhardt é escritor e consultor, diretor da Solbiz, especializada em fazer as empresas venderem mais através de novas estratégias de marketing e venda.