Competição de tosa foi o grande destaque na feira de negócios pet no Pavilhão Oeste do Anhembi.
O 1º Master Groom, concurso de tosa e penteado de cães, foi uma das grandes atrações da Vet Expo 2016, feira de negócios pet que aconteceu de 13 a 15 de setembro no Pavilhão Oeste do Anhembi.
O concurso aconteceu simultaneamente ao 14º Conpavepa (Congresso Paulista de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais), considerado o maior de toda a América Latina, e à Vet Expo, uma vitrine das principais tendências para 2016, que abrangeu os setores clínicos, como laboratórios, hospitais, consultórios e materiais cirúrgicos. Momento no qual milhares de veterinários do Brasil e da América Latina puderam aproveitar para conhecer o que há de mais novo no mercado, como a valorização e o estímulo à vida saudável dos animais e a segmentação dos produtos alimentares, para atender às necessidades e características específicas de cada animalzinho.
Em contrapartida, no mesmo local, mas com entradas diferenciadas, os responsáveis pelas compras de pet shops, supermercados e lojistas em geral tiveram acesso ao setor de acessórios e banho e tosa, na Pet Shop Expo. “Ficamos muito satisfeitos com os resultados em termos de quantidade e qualidade. Tivemos o privilégio de oferecer ao público, superior a 15 mil visitantes, o maior evento do setor vet e pet de São Paulo. Os três dias ficaram marcados pelo ressurgimento de uma feira voltada ao profissional veterinário, donos de clínicas e hospitais veterinários, Vet Expo, e o nascimento da Pet Shop Expo, dedicada ao profissional de pet. Isso sem falar no sucesso do 1º Campeonato Master Groom com a participação de mais de 350 tosadores, quase o dobro da previsão inicial. Também só temos o que comemorar com a realização do Conpavepa. Importante congresso voltado a clínicos veterinários de pequenos animais contou com 1.100 congressistas que puderam aprimorar seu conhecimento com explanação de palestrantes conceituados de dentro e fora do Brasil. Outra bem-sucedida experiência se refere ao Congresso Brasileiro de Estética Animal que congregou todas as tendências da área. Enfim, foram cinco eventos em um só, visando promover a evolução contínua do setor, gerar excelentes negócios e qualificar cada vez mais quem nos visita. A consequência de tamanho empenho não poderia ser outra. Fechamos com a associação Anclivepa-SP uma sociedade por mais uma década. A realização nos próximos dez anos, como sempre foi até agora, será norteada pelo esforço em promover a melhoria contínua ano a ano, visando consolidar cada vez mais esse crescente e promissor mercado”, comenta Julianelli, organizador do evento. [userpro_private]
O Master Groom concurso de tosa que aconteceu durante os três dias de feira foi idealizado por um dos tosadores mais conhecidos entre os amantes de cães, o astro das tesouras William Galharde, também membro da ABEA (Associação Brasileira de Estética Animal). Atuando neste segmento há mais de 15 anos, William já ganhou o campeonato mundial nos EUA e hoje é o treinador oficial dos profissionais da rede Petz. “Participar de um campeonato é muito importante, pois leva excelência para as pet shops. Os profissionais se desafiam e, para vencer, eles precisam de muito estudo, por isso o cliente sai beneficiado também. Ele tem um tosador que estuda e que busca fazer um trabalho cada vez melhor”, diz o groomer.
O Master Groom foi realizado em parceria com a European Grooming Association, uma das maiores entidades de grooming do mundo.
Ao todo, foram 15 categorias no concurso e os vencedores de quatro delas garantiram suas vagas na competição internacional: Handstripping; Scissoring /raças puras; Spaniels, Setters & Sporting Class; e Poodle.
Na categoria Handstripping, os pelos são cortados com pentes que se assemelham às navalhas dos cabeleireiros. Já na Scissoring/ raças puras, os tosadores usam tesouras e devem reproduzir o corte clássico atribuído a cada raça. O desafio é deixar sua marca sem fugir da tradição. A Spaniels, Setters & Sporting Class, que avalia a tosa em todos os Setters, Cocker Americano, Cocker Inglês, Springer Spaniel, Golden Retriever, etc. E, por fim, na categoria Poodle Class, raça que tem uma categoria só para ela, os tosadores precisam seguir o cor te específico do Poodle. Além da divisão em 15 categorias, os competidores também foram divididos entre profissionais mais experientes e iniciantes.
O espetáculo dos Poodles
Além do corte, os juízes também avaliam como os animais são tratados. Ou seja, nada de maltratar os dogs. E não é qualquer animal que pode concorrer. “É preciso haver uma cumplicidade muito grande entre o cão e o tosador. Os participantes levam seus próprios animais ou clientes, que eles preparam durante todo o ano para a competição”, explica William. E essa, sem dúvida, foi uma categoria que ganhou um grande destaque durante o evento, tanto pela qualidade profissional quanto ao público, que se acumulou em volta da arena para acompanhar as quase três horas de competição. William explica o motivo dos Poodles terem-se tornado as vedetes do concurso. Ao todo foram 54 Poodles, sobre 54 mesas, sendo tosados ao mesmo tempo. “Normalmente as competições não têm mais de 20 mesas. Nessa, foram mais de 50!”, afirma.
Tosadores-mirins
Outra categoria que causou frisson durante a competição foi a Groom Kids, com a participação de crianças entre 6 e 12 anos. Os pequenos mostraram suas técnicas em Dog Models – cães fictícios com “pelos” feitos em lã sintética.
Segundo William Galharde, a categoria foi pensada para estimular nas crianças, desde cedo, a curiosidade e, quem sabe, paixão pela profissão. “Também acho que o respeito pelos animais começa na infância e nada melhor como ensinar os baixinhos a importância de cuidar da higiene, beleza e saúde dos animais”, conta o groomer.
Tosas comerciais e em felinos e groomers-mirins
Apesar de estarem fora da disputa internacional, as categorias comerciais também chamaram atenção por mostrar a fofura de raças como Lulu da Pomerânia. “Outra categoria curiosa é a Tosa Japonesa, que deixa os cãezinhos com carinha de mangá (pelos compridos nas orelhas e os arredondados na carinha)”, finaliza William. Também houve competição de tosa em felinos, penteados e “Ctrl+C + Ctrl+V”.
“Estou há dez anos na área e conquistei outros quatro prêmios, o que me valeu o segundo lugar no ranking da categoria. Mas esse, sem dúvida, é o principal e tornou-se referência. Para quem está começando agora, é importante ressaltar que a gente erra mesmo no início da carreira. As falhas são inevitáveis, o segredo é a persistência, não desistir e procurar se aprimorar sempre com diversos cursos de especialização”, comemora o vencedor da categoria Tesoura Raças Puras Profissional, Renato Leiva. [/userpro_private]