O que o cliente quer quando é atendido?
O óbvio! Ser bem atendido por um preço baixo. Que seu problema seja resolvido, que sua necessidade seja atendida. Para tal, há sim que se antecipar ao cliente e buscar saber seus desejos e expectativas. Estudar o assunto é básico: clientes! Médicos-veterinários relutam em fazê-lo! Parece ser antiético, talvez apelativo. E o profissional parece preferir continuar sem ter qualidade de vida, prestígio social, melhores condições de vida para sua equipe e família, mas não dá o braço a torcer.
Cliente quer que sejamos empáticos, que nos coloquemos em seu lugar e entendamos sua dor e sofrimento, em especial na doença. Porém, há profissionais que simplesmente não sentem empatia. Faz parte de suas personalidades. Simples. Estes terão mais dificuldades em ter cada vez mais clientes. Chegarão num patamar e estagnarão. [userpro_private]
Clientes observam muito as aparências, do prédio, da decoração, da arquitetura e das pessoas. A elegância é essencial e decisiva no fechamento de um negócio. Por isto, a vestimenta e o asseio são fundamentais. É incrível como veterinários ainda usam, lamentavelmente, tênis e jeans para atender. E não entendem por que não saem da mesmice, por que se estagnaram em seus empreendimentos. Alguns tipos de roupas vão contra os “códigos”, os “símbolos” de sociedade atual do que é aceito e positivo, do que é antiprofissional.
O código diz que profissionais da saúde, como veterinários, são muito mais aceitos quando formalmente vestidos. E muitos doutores negam-se a assumir esta faceta. Portanto, gravata, roupa social e um excelente jaleco farão toda diferença. Mulheres podem usar roupas sociais, incluindo “tailleurs” e sapatos com salto. Aliás, elas terão auxiliares para erguer e conter os pacientes. Se não hoje, um dia! Sonhe, ao menos!
Pode-se usar pijamas “cirúrgicos ” e croc, mas seu cliente deve vê-lo várias vezes na semana ou mês muito bem vestido!
O que percebo é que muitos colegas têm vergonha de assim estar, e piora quando recebem algum comentário negativo, em especial da equipe ou clientes, e voltam ao padrão anterior. Uma pena!
Felizmente venho notando mais e mais colegas vestindo-se de maneira condizente a um profissional da saúde e não mais se incomodando com críticas desconstrutivas. E mais bonito: obtendo resultados positivos e estimulantes.
A Medicina Veterinária mudando sua cara! Clientes mais felizes; equipe mais feliz. Todos ganham! [/userpro_private]
Marco Antonio Gioso – FMVZ-USP