Revista NP

Revista Negócios Pet

Mkt Veterinário – Empreendedorismo de serviços veterinários

A pergunta inicial que devemos nos fazer é: o que é ser um empreendedor?

Será que qualquer pessoa pode pensar como um empreendedor? A resposta está em um perfil que se encarrega ou se compromete com um projeto ou atividade significante. O empreendedorismo é o ato de criar e gerenciar um negócio e assumir os seus riscos em busca de um lucro ético. Um empreendedor social, por exemplo, é aquele indivíduo com experiência na área social, de desenvolvimento comunitário ou de negócio, que persegue uma visão de empoderamento econômico através da criação de empreendimentos sociais voltados para prover oportunidades àqueles que estão à margem ou fora da economia de um país.

 

Empreendedor x Empresário 

O empreendedor não precisa abrir seu próprio negócio. Ele não é fruto do nascimento ou de herança genética, mas resultado de trabalho, talento e reserva econômica.

Já o empresário exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços.

[userpro_private]

Uma mente empreendedora assume riscos 

Os riscos fazem parte de qualquer atividade e é preciso aprender a administrá-los. Arriscar significa ter coragem para enfrentar desafios, ousar a execução de empreendimento novo e escolher os melhores caminhos de maneira consciente.

 

Aproveita oportunidades

Estar sempre atento e ser capaz de perceber, no momento certo, as oportunidades de negócio que o mercado oferece é fundamental.

 

Conhece o ramo 

Quanto mais você dominar o ramo em que pretende atuar, maiores serão suas chances de êxito. Se você já tem experiência no setor, ótimo! Se não tem, busque aprender através de cursos, livros, centros de tecnologia ou até com outros profissionais do setor.

 

Sabe organizar

Ter senso de organização e capacidade de utilizar recursos humanos, materiais e financeiros de forma lógica e racional são grandes diferenciais. A organização facilita o trabalho e economiza tempo e dinheiro.

 

Toma decisões 

Ser capaz de tomar decisões corretas no momento exato, estar bem informado, analisar friamente a situação e avaliar as alternativas para poder escolher a solução mais adequada. Essa qualidade requer vontade de vencer obstáculos, iniciativa para agir objetivamente e autoconfiança.

 

É líder 

Saber definir objetivos, orientar a realização de tarefas, combinar métodos e procedimentos práticos, incentivar pessoas no rumo das metas definidas e produzir condições de relacionamento equilibrado entre a equipe de trabalho em torno do empreendimento.

 

Tem talento 

O talento deve vir com certa dose de inconformismo diante das atividades rotineiras para transformar simples ideias em negócios efetivos.

 

É otimista

Nunca perder a esperança em ver seus projetos realizados. Quem é bem informado conhece o chão que pisa e tem confiança em seu desempenho profissional.

 

É independente 

Soltar as amarras e, sozinho, determinar os seus próprios passos, abrindo os seus próprios caminhos, é muito importante. A independência vai sendo adquirida dessa forma.

Veja como o comportamento da cidade de Campinas, no Estado de São Paulo, mudou no setor de comércio e serviços para cães e gatos: o mercado evoluiu nos últimos anos em 39%, uma taxa média anual de 8,6% a.a., com a criação de 118 empreendimentos no segmento pet.

Nos próximos anos, o faturamento deve ultrapassar a casa dos R$ 750 milhões, cerca de 3,3% do faturamento anual do Comércio Varejista da região até 2014.

Portanto, para sermos um empreendedor de sucesso, devemos estar sempre atentos a todas as mudanças que ocorrem no mercado, tanto no setor econômico, como no setor político, pois isto são fatores que influenciam muito nosso posicionamento com relação ao tipo de negócio a ser empreendido.

Por fim vejo que dificilmente uma pessoa reunirá todas as características em perfeito equilíbrio, mas é importante estar disposto a buscá-las sempre! [/userpro_private]

 

Francis Magno Flosi é médico-veterinário, professor pós-graduado em Marketing de Serviços e diretor-presidente do Instituto Qualittas de Pós-graduação

Gostou? Compartilhe!

Veja também...

Clique na imagem para folhear a revista 

Eventos Próximos

Parceiros

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.