Revista NP

Revista Negócios Pet

Mkt Veterinário – Por que a Pós-Graduação?

O diferencial competitivo está no capital intelectual e no poder de relacionamento.

A qualificação e as competências exigidas de cada profissional para ingressarem no mundo do trabalho são diversas. De acordo com os anseios desta sociedade infobiológica, passa obrigatoriamente por uma análise um pouco mais profunda sobre o perfil do mundo profissional. Hoje é preciso ousar, transpor barreiras, se lançar com toda a energia para descobrir a sua verdadeira vocação. E aí que começa a necessidade e a utilidade de uma pós-graduação, uma especialização na sua área de atuação, pois ela servirá para responder a todos esses desafios, conectando-o com o que há de mais moderno nas tendências deste mundo sem fronteiras. O diferencial competitivo está no capital intelectual e no poder de relacionamento que o profissional pós-graduado especializado terá após mais esta etapa de vida acadêmica.

A grande missão da pós-graduação é desenvolver as habilidades cognitivas de cada aluno, transformando competência em sucesso profissional, gerando alta performance no mercado de trabalho,  garantindo uma ótima condição profissional, pessoal e econômica.[userpro_private]

Sabemos que hoje se estabeleceu um consenso de que a globalização, em escala mundial, não tende a produzir novos empregos permanentes, mas a criação de múltiplos postos de trabalho. É certo que este fenômeno estimula o surgimento de novas especializações.

Essas mudanças e exigências são responsáveis por uma sensível reestruturação nas relações entre o capital e o trabalho, sendo que as novas tecnologias estão tornando incompatíveis as estruturas formais do emprego e do trabalho que vem adquirindo novo perfil. Desta forma, está ficando cada vez mais distante o antigo conceito de carreira voltada para um emprego que dure a vida inteira.

Novas necessidades são exigidas de um graduado para que tenha empregabilidade. Todavia, a escolha de uma pós-graduação permanece como um momento de contradições e tensões intermináveis. No fundo ainda perdura a dúvida crucial: é plausível fazer o que se gosta e ter sucesso profissional com retorno econômico? Para responder a essa questão não basta escolher uma pós-graduação, um mercado, um produto ou um público-alvo, mas também definir uma ambição profissional e pessoal em relação ao seu futuro profissional  e ter uma ideia precisa do que se
pretende construir: “O sucesso não é questão de oportunidade, e sim uma questão de escolha.”

Antes mesmo de começar as projeções de uma especialização, o futuro pós-graduado deve estar consciente de que tipo de vida quer levar, que responsabilidades deseja e pode suportar e que conquistas materiais são suficientes para sua felicidade. Deverá saber que o marketing pessoal, de relacionamento e empresarial deverão ser constantes a partir da especialização, pois o comportamento é seu instrumento mais poderoso, insubstituível por qualquer mensagem impressa em cartões, folders, cartazes ou coisa que o valha.

Portanto ao escolher uma pós-graduação – especialização lato sensu que, aliás, é a forma mais rápida de se atualizar, reciclar-se e, como já vimos anteriormente, ter empregabilidade –, devemos levar em conta a instituição de ensino, o conteúdo programático e, principalmente, o corpo docente, pois é aí que está o conteúdo que o profissional irá precisar para: “Ser – Saber – Saber ser”.[/userpro_private]

Francis Magno Flosi é médico-veterinário, pós-graduado em Clínica Médica e Cirúrgica de Aves e Animais Silvestres e Exóticos. É diretor-presidente do Instituto Qualittas de Pós-graduação e presidente da ABVET (Associação Brasileira de Veterinários Especialistas).

 

Gostou? Compartilhe!

Veja também...

Clique na imagem para folhear a revista 

Eventos Próximos

Parceiros

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.