Revista Négocios Pet
O Maior Conteúdo de Mercado Pet do Brasil

Revista Negócios Pet

Natália Espinosa – Empreendedorismo aliado à técnica e força de vontade

O ano de 2016 foi promissor para a tosadora de 33 anos e empresária sorocabana

Natália Espinosa figurou entre os seis melhores destaques do concurso Groomer Brasil 2016 – Categoria Profissional, a competição mais importante da América Latina, em São Paulo. Já em outra competição, Master Groom, a maior competição das américas realizada no Anhembi, também na capital paulista, obteve o segundo lugar na categoria tosa comercial de cães da raça Spitz Alemão. E, ainda, fora reconhecida como groomer internacional em prova teórica e prática, avaliada pelo italiano Umberto Lehmann, presidente da EGA (European Grooming Association).

Mesmo trabalhando com banho e tosa desde 2009, foi somente em fevereiro deste ano que Natália começou a se preparar para competições. “Temos que continuar estudando e nos aperfeiçoando sempre. O mercado pet está crescendo e precisamos estar à frente dessa evolução, não podemos ser mais um. Para conquistar esses prêmios foi necessário muito estudo e dedicação e, é claro, que isso reflete no meu trabalho”, afirma a tosadora, que também é proprietária da Uau Escola de Estética Animal.

De acordo com a empresária, o Brasil tem hoje os Estados Unidos, a Europa e alguns países Asiáticos como referência de qualidade em estética animal. “Com essas participações em grandes competições e avaliações internacionais, estou buscando o mesmo nível de excelência em tosa dos grandes mercados. É muito difícil isso no Brasil, principalmente pelo acesso a profissionais preparados para cursos especiais que estão sempre com suas agendas ocupadas, como pela qualidade dos cães. Mas espero um dia chegar a este grau de excelência”, comenta.

“Segue um conselho para todos os que querem empreender e se destacar em sua área de mercado: seja especialista no que faz, é o caminho para ter a confiança do seu cliente e se destacar entre os demais”, ensina. Confira a entrevista que fizemos com ela e veja seus conselhos.

 

Negócios Pet: Por que decidiu entrar nessa profissão? 

Natália Espinosa: Sonhava em ter uma pet shop e não estava satisfeita com os serviços de banho e tosa que minha York recebia. Acreditava que poderia fazer melhor e, para realizar meu sonho, fui primeiramente buscar um curso de banho e tosa.[userpro_private]

NP: O que mais lhe atrai dentro da sua profissão? 

NE: Considero que tenho 3 profissões das quais uma complementa a outra. A primeira é que nasci com uma facilidade enorme de empreender por isso sou empresária. Essa profissão me fascina pelos desafios diários e pela possibilidade que temos na mão de mudarmos nosso futuro profissional e de todos que nos cercam. Na profissão de tosadora, o qual estudo muito para ser melhor todos os dias, sem dúvida o contato com os cães é um verdadeiro presente. Muitas vezes recheados de desafios também, saber como conquistar um cão e transformá-lo deixando-o lindo e fazer o tutor dele feliz é a melhor parte. Sendo uma instrutora de banho e tosa, me atrai saber que com o meu trabalho ofereço a oportunidade às pessoas de um futuro melhor, trabalhando com aquilo que amamos que são cães e gatos. A realização profissional é uma das maiores conquistas que podemos ter na vida. Sinto que sou uma pessoa de sorte por ter conquistado isso aos 33 anos.

NP: Você se especializou em alguma área dentro do banho e tosa? Se sim, qual e como? 

NE: Durante os cinco anos que tive pet shop notava uma carência enorme de profissionais para trabalhar na área. Há 2 anos tenho uma escola especializada em Cursos de Banho e Tosa para Iniciantes e Aprimoramento para Profissionais. Sou proprietária e instrutora da escola. Acredito que o segredo para a valorização do nosso trabalho é continuar se aprimorando. Eu mesma busco cursos todos os meses para mim e para minha equipe, participando de palestras e workshops de diversos profissionais da área que abordam desde a parte de segurança, primeiros socorros, lucratividade e demonstração de tosas com palestrantes nacionais e internacionais, bem como cursos práticos de diversas tosas de raças específicas, aprimoramentos em tesoura e handstrip com profissionais especializados. Também venho buscando Certificações Internacionais no nível Europeu e Americano. Embora sejam difíceis, fazem a gente sair da zona de conforto em busca de aprendizado, trazem muito conhecimento e enriquecem nosso currículo.

NP: Quais os desafios encontrados que mais lhe marcaram durante sua trajetória profissional?

NE: Dois momentos marcaram minha trajetória profissional. O primeiro quando eu deixei meu emprego estável e bem remunerado em um escritório de contabilidade para começar uma nova história e realizar meu sonho de ter minha pet shop. Me formei como tosadora e comecei a dar banhos no tanque de lavar roupas de casa numa época que passei por muitas dificuldades financeiras, não tinha nada, fui comprando aos poucos, consegui reverter e ao final de 5 anos tinha 2 lojas, 10 pessoas na equipe e atendia em média 800 cães por mês no banho e tosa.

O segundo quando precisei recomeçar minha vida profissional, deixei as duas pet shops numa separação de bens. Havia detectado nesses anos a carência na formação dos profissionais da nossa região e comecei a ministrar aulas terceirizando o espaço de uma pet shop, pois havia ficado sem nenhum material de trabalho e não tinha nenhuma reserva. Hoje com 2 anos de escola, acredito que sejamos uma das maiores escolas do interior paulista, a única de Sorocaba especializada em Cursos de Banho e Tosa com Certificações Nacionais e Internacionais. Já passaram por nossa escola mais de 600 profissionais em 2 anos.

O segredo é muito trabalho, estudo e dedicação, isso é motivo de muito orgulho para mim. Tento mostrar que todos nós somos capazes de realizar nossos desejos, se tivermos amor pelo que fazemos, buscarmos conhecimento e formos persistentes. Se eu consegui, todo mundo consegue também!

NP: Como vê o mercado desde que começou? O que mais se modificou? 

NE: Vejo que a evolução do mercado é nítida, a exigência dos clientes, tanto na questão estética como no bem-estar dos seus pets é cada vez maior. O profissional de tosa irá se destacar se sempre estiver à frente deste mercado, pronto para atender aos desejos e necessidades do cliente. Vejo que o profissional nos dias de hoje tem um leque absurdo de informações que o mundo virtual oferece, que antes não havia. Hoje em dia vemos muitas opções de cursos, além de muitas competições de tosa que não havia quase há alguns anos atrás, isso demonstra a evolução que este segmento vem sofrendo. Vejo hoje escancaradas chances que o tosador tem de evoluir no seu trabalho, participando de cursos, competições de tosa, etc., e não fazem. Eu acredito que se o profissional não for atrás e buscar melhorar, não acompanhará a evolução do segmento e ficará para trás.

NP: O que é preciso melhorar no mercado e na profissão? 

NE: Na minha visão, acredito que precisa melhorar a consciência dos profissionais sobre a necessidade de se aprimorar, tanto tecnicamente, como as habilidades pessoais e comunicação com seu público. Vejo tosadores que são absolutos artistas e não sabem explorar este dom para ganhar dinheiro. Nós precisamos de dinheiro, não é mesmo? Para sermos um bom tosador precisamos estudar a vida toda, evoluir e aprender novas técnicas. Falo isso porque na minha escola mesmo vejo que a cada 10 alunos, apenas 2 profissionais continuam se aprimorando, mesmo com incentivo e orientação. Acho esse número muito triste, porque eu sei que ganhar dinheiro trabalhando com banho e tosa e ser valorizado depende disso e muitos acabam se formando no básico e nunca buscaram um aprimoramen
to em anos. Acho que falta preparo também de alguns empresários na gestão de pessoas, não incentivam e acabam não motivando seus colaboradores. E do outro lado também a falta de comprometimento de alguns colaboradores com as empresas que trabalham. Se tivermos uma equipe alinhada com foco em resultados e todos buscarem o mesmo objetivo numa empresa, todos obterão sucesso.

NP: Para você qual é principal característica de um groomer de sucesso? 

NE: Um groomer de sucesso é comprometido, dedicado, responsável e ético. Ele tem a consciência que é um eterno aprendiz e que vai precisar estudar a vida toda. Sabe que para ter sucesso terá que se dedicar mais que o normal. Um groomer de sucesso ama os cães tanto quanto sua profissão. Mostra o seu trabalho e também trabalha outras habilidades, além da técnica de tosa. Um groomer de sucesso usa seu trabalho como ferramenta para empreender em sua própria vida. [/userpro_private]

Gostou? Compartilhe!

Veja também...

Encontro Animal Sebrae

Encontro Animal Sebrae

OBJETIVO DO EVENTOPromover o crescimento e aprimoramento do setor de Petshops, oferecendo oportunidades de negócios, networking e entretenimento para profissionais da área e amantes de

LEIA AGORA »

Clique na imagem para folhear a revista 

Eventos Próximos

Parceiros

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.