Revista NP

Revista Negócios Pet

Quanto você exerce de civilidade no dia a dia de forma prática?

Quanto você exerce de civilidade no dia a dia de forma prática?

Gostaria de contar uma situação que aconteceu recentemente em um evento no colégio dos meus enteados. Olha que interessante, raramente vi isso acontecendo: acabou a solenidade de uma hora mais ou menos, com muitos pais e mães, e os filhos lá na quadra, em colégio muito tradicional e, após o término da solenidade, a professora avisava nos alto-falantes: “Vou fazer a retirada das crianças e adultos, por setores.”

Em tantos anos em muitas escolas, nunca vi uma saída tão organizada como aquela. Ela orientava: “Vou soltar as crianças por classe” e as crianças saindo ordenadamente e “depois eu vou soltar os pais”, etc. Os pais nem se mexiam, nem respiravam; ela indicava, “agora, os pais da classe 3A”, então eles levantavam-se e saíam. E não era pouquinha gente não, havia muitos familiares e todo mundo respeitava, em silêncio, quietinhos, esperando a vez. E por que
estou relatando o evento, o que isso tem a ver com você? Simples: educação e hábito. E com a sua empresa? O mesmo. Muitos funcionários de uma empresa tiveram educação em casa, que às vezes não condiz com o necessário ao atendimento de clientes na sua empresa.

Uma educação pregressa, de família, da sociedade, que não coaduna com a educação que você, empresário, quer que eles tenham. Então, a educação das pessoas pode ter trazido hábitos muito diferentes, e você que é empresário vai ter que dizer para eles a adquirir hábitos novos, através da repetição, porque o que você tem na cabeça é difícil passar para os seus colaboradores.

Eles têm hábitos que já vem da infância há muitos anos, e você quer que eles tenham novos hábitos, o que é difícil, pois eles exigem um tipo de estratégia, uma metodologia sua, como dono. De maneira análoga, você que é colaborador precisa respeitar; não é porque você acha legal, que tem que ser; o empresário pode ter outra ideia, ele é dono da empresa. Sugiro vocês começarem a pensar em gerar novos hábitos dentro da sua empresa, o que exige metodologia clara, educação de cada indivíduo, boa vontade de todos vocês, meus leitores.

Beijo no coração!

Prof. Dr. Marco Antonio Gioso – FMVZ-USP www.usp.br/locfmvz

Gostou? Compartilhe!

Veja também...

Clique na imagem para folhear a revista 

Eventos Próximos

Parceiros

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.