Até 2025 empresa deve estar presente em 50 países.
O tradicional prêmio de exportação do país consagrou a Nutrire como Destaque Setorial Alimentos por seus resultados mercadológicos e pelas estratégias inovadoras desenvolvidas ao longo do ano para expor e comercializar seus produtos no mercado internacional. O Prêmio Exportação RS, promovido pela ADVB/RS (Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil), é considerado o principal reconhecimento na área de comércio exterior no Estado.
Plano de expansão estratégico
Recentemente, a indústria de alimentos para cães e gatos, com sede na serra gaúcha e em Poços de Caldas (MG), deu mais um passo para concretizar seu plano de expansão e fechou contrato com o Catar. Em um primeiro momento, será exportado um contêiner com 12 toneladas de ração, sendo 64,30% para cães.
A companhia também fechou contrato com a Jordânia este ano, enviando 27 toneladas de ração. Além disso, já possui negócios ativos com Egito, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Kuwait, Líbano, Bahrein, Líbia e Omã. “Receber este prêmio que está há 48 anos certificando empresas e indústrias que se destacam economicamente é a certeza de que estamos no caminho certo”, diz Giane Danielli, gerente de importação e exportação da Nutrire.
Exportações em ritmo normal durante pandemia
Apesar da pandemia, as exportações seguem no ritmo normal, pois o alimento para pets é considerado de consumo básico, ou seja, essencial na maioria dos países, por isso não há tantos entraves.
“A participação dos contratos com países árabes, por exemplo, correspondeu a 17,62% do faturamento da empresa com as exportações do primeiro trimestre deste ano. Egito, Arábia Saudita e Emirados Árabes são os principais compradores. No geral, os principais mercados são os sul-americanos Colômbia, Uruguai e Chile”, conta.
O mercado externo representa 40% das vendas da companhia, que segue com planos de expansão e tem foco em Oriente Médio, África e Ásia, segundo Danielli. “Até 2025, queremos estar presentes em 50 países”, disse.