Revista Négocios Pet
O Maior Conteúdo de Mercado Pet do Brasil

Revista Negócios Pet

Mercado pet no Brasil segue ‘bom pra cachorro’

Quem depara com os números do mercado pet no Brasil não imagina que o país enfrentou uma grave crise financeira que ainda não foi totalmente dissipada. O desemprego, a inflação e os juros altos ainda dão as caras, mas tudo isso parece virar poeira quando o pano de fundo é o mercado de animais domésticos. Em plena pandemia do coronavírus, o faturamento do setor já era impressionante. Em 2022, a tônica ainda foi de crescimento.


Dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), apontam que o setor registrou um faturamento de R$ 41,9 bilhões no ano passado, cifra 17,2% maior do que em 2021. Destes, cerca de 80% – algo próximo de R$ 33 bi – são especificamente do nicho de ração animal, o chamado pet food. Além disso, os produtos veterinários movimentaram R$ 5,9 bilhões, enquanto os produtos de higiene e bem-estar para pets tiveram uma receita de quase R$ 2,7 bilhões.


Na pandemia de covid-19, o isolamento levou muitas pessoas a adotar a ideia como forma de diminuir a solidão. Em 2021, o Brasil respondia por 4,5% do mercado pet global, cujo faturamento foi de US$ 139,2 bilhões. O país aparece atrás apenas dos Estados Unidos (44,8%), Alemanha e Reino Unido (cada um com 4,6%) e vem empatado com o Japão. Isso significa que há uma competitividade e uma oferta ampla de produtos e serviços para pets em curso. “Dados da Abinpet apontam que o setor de ração animal registrou faturamento de R$ 41,9 bilhões no ano passado”.

De fato, é preciso destacar que o mercado nacional está concatenado com as inovações internacionais, o que também proporciona mais tranquilidade para que os donos de pets se sintam estimulados a gastar com seus animais. A criatividade é uma marca registrada de empreendedores que demonstram conhecer bem as necessidades e os anseios de quem possui um cão, um gato ou mesmo um animal exótico dentro de casa.


Ainda assim, mesmo diante de tudo isso, a performance do setor poderia ser bem melhor. A carga tributária aplicada ao mercado pet no Brasil é a principal mazela, principalmente quando comparada a de outros países. Por aqui, a tributação sobre os produtos e serviços gira em torno de 51,2%, contra 18,5% dos impostos europeus e de 7% dos Estados Unidos.

Vivenciamos, portanto, um desserviço governamental a um dos segmentos que ajudaram a manter as contas do país a salvo durante a crise
financeira. Por esta razão, é possível compreender por que os Estados Unidos geram uma enorme fatia do mercado pet. Apesar dos pesares, o
desprendimento e a criatividade dos empreendedores brasileiros, aliados à sua coragem e ao amor aos animais tornou o nosso mercado algo bom
pra cachorro.

Vivenciamos, portanto, um desserviço governamental a um dos segmentos que ajudaram a manter as contas do país a salvo durante a crise financeira. Por esta razão, é possível compreender por que os Estados Unidos geram uma enorme fatia do mercado pet. Apesar dos pesares, o desprendimento e a criatividade dos empreendedores brasileiros, aliados à sua coragem e ao amor aos animais tornou o nosso mercado algo bom pra cachorro.

Fonte: Diário do Aço

Gostou? Compartilhe!

Veja também...

FeiPet 2024

FeiPet 2024

A FEIPET – Feira de Negócios para Animais de Estimação promove os segmentos PET e VET na região sul do país e tem como um de seus

LEIA AGORA »

Clique na imagem para folhear a revista 

Eventos Próximos

Parceiros

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.