Conecta, transforma e encanta a industria pet e veterinária
A PET South America 2024 concluiu mais uma edição repleta de novidades e parcerias que celebraram a paixão pelo mercado Pet. Realizada de 14 a 16 de agosto, na Expo São Paulo, a feira reuniu mais de 430 marcas expositoras, entre fabricantes, distribuidores e fornecedores. O evento se destacou como um importante ponto de encontro para os profissionais do setor, foi marcada por experiências inovadoras e uma conexão única entre marcas e consumidores.
“Chegamos ao fim da PET South 2024 e nós, da JW Laços e Gravatas, queremos agradecer a todos que visitaram o nosso estande. Foi gratificante rever clientes antigos e receber muitas pessoas novas no ramo. Como são bons esses momentos de encontro!”, afirma Oliana Lima, diretora da empresa, ressaltando a importância do evento na construção de conexões com o mercado. “Cada laço e gravata que saiu do nosso estande foi escolhido com carinho e esperamos que traga muito estilo e alegria para seus pets!”
Com um olhar para o futuro, a JW Laços e Gravatas já antecipou sua participação na próxima edição da feira, que será realizada de 13 a 15 de agosto de 2025 no Distrito Anhembi, em São Paulo. “Nos vemos lá! Mas não precisa ficar com saudade! Acesse nosso site e confira todos os nossos produtos”, adicionou ela, reforçando o compromisso da marca com a qualidade e inovação.
O interesse se estende a profissionais do setor de outros países também. De acordo com dados da organização do evento, 17% dos visitantes internacionais da edição deste ano eram da Argentina, 15% do Paraguai e 12% do Chile.
Outro destaque da feira foi a Jaraguá Pet, que se apresentou com um portfólio diversificado de brinquedos e produtos de higiene. “Esse ano a feira foi muito positiva para nós, e, mais uma vez, estivemos em parceria com nosso distribuidor Snack Show, buscando atender os visitantes com mais dinamismo”, comentou Tatiana Bastos, sócia e química responsável pela Jaraguá Pet. Eles trouxeram novidades como a linha de brinquedos ultrarresistentes, que vem recebendo feedbacks positivos de clientes. “Estamos ampliando nossa fabricação para ter mais produtos voltados a gatos e investindo em equipamentos novos e maiores”, complementou ela, destacando as expectativas para 2025.
A força do pós-feira também foi enfatizada. “O pós-feira é a parte mais importante. A Jaraguá Pet se dedica a atender distribuidores e atacadistas, e contamos com a equipe engajada do Snack Show para visitar clientes e fechar novos negócios”, disse Tatiana, reforçando a importância da continuidade no relacionamento com os clientes.
Por outro lado, a Ômega Pet, com sua fundadora Angelina Pereira e o criador Alexander de Oliveira, trouxe uma visão impactante sobre sua atuação no mercado. “Este ano tivemos a consciência de que não vendemos apenas produtos, mas também mudamos vidas e trajetórias. O lançamento da nossa máquina Saara Turbo Six, que conecta ambientes de banho úmido com área seca, é um exemplo. Tivemos inúmeros clientes fazendo recompra e relatando transformações significativas em seus negócios”, afirmou Angelina, demonstrando o impacto positivo que suas inovações têm no cotidiano dos profissionais da área.
Dentre os expositores, a Eurofral se destacou com sua linha de tapetes higiênicos e lenços umedecidos para higiene animal, atraindo a atenção do público com testes práticos realizados em seu estande. “Os testes dos tapetinhos foram um sucesso, assim como a roleta premiada que testava a sorte dos participantes para ganharem produtos da nossa linha pet”, afirmou Paulo Junqueira, diretor industrial da Eurofral, evidenciando a receptividade do público.
De forma similar, a Gigant Group também teve uma experiência positiva na PET South 2024, destacando
a importância de interagir com uma ampla gama de profissionais do setor. “Um dos principais aprendizados foi a necessidade de estar sempre atualizado com as novas tendências e inovações
tecnológicas no mercado Pet”, comentou Maycon Biazzini Artacho, diretor do grupo.
Durante o evento, a Gigant com sua marca Doogs lançou novos sabores de molhos, colágeno e caldo
de ossos, desenvolvidos para atender as necessidades específicas de saúde dos cães, além de um kit
festa de aniversário, que promete alegrar ainda mais a celebração dos pets.
A recepção do público a esses lançamentos foi calorosa, com a empresa esgotando rapidamente
seu estoque de amostras distribuídas nos primeiros dias do evento. “As interações foram enriquecedoras, tivemos a oportunidade de trocar experiências e obter feedback dos nossos produtos”, destaca o executivo da Gigant. Esse tipo de diálogo é fundamental para fortalecer relacionamentos, construir novas parcerias e obter insights valiosos que podem direcionar melhorias futuras.
Com 83 horas de conteúdo, distribuídas entre a PET South America e a PET VET, por meio do PET Comportamento, PET Creche Summit, PET Desenvolve, Petland Experience, PET VET Multidisciplinar, PET VET Especialidades e CONAHV, o circuito bateu recorde em número de palestras. Vale destacar que a PET VET teve um aumento de 33% na visitação este ano, em relação ao ano passado.
Rodadas de Negócios
Além das novidades em produtos e serviços, as rodadas de negócios realizadas com profissionais da PET South America e da PET VET, neste ano, movimentaram mais de R$ 18 milhões. Ao todo, participaram das 588 reuniões, 34 expositores e 71 compradores, incluindo representantes de outros 12 países, como Itália, Alemanha, Colômbia, Cingapura e Bolívia.
Mercado Groomer
Em ascensão no setor, a estética animal tem ganhado cada vez mais destaque. Reflexo disso é visto na feira. Além de receber o maior campeonato de tosa do mundo, o Mastergroom, 30% do público visitante
do evento trabalha na área. “Muitas vezes, o banho e tosa representa metade do faturamento de um pequeno negócio, portanto precisamos sempre enaltecer esse trabalho”, reforça William Galharde, um dos profissionais mais conceituados da área.
Novo Endereço
Pensando na ampliação das opções para quem participa das feiras em busca de novos negócios, a promotora NürnbergMesse Brasil decidiu transferir as próximas edições da PET South America e da PET VET, a partir de 2025, para o Distrito Anhembi. “Temos desafios pela frente, mas também muitas e novas oportunidades com a mudança. O espaço acabou de ser entregue e está moderno, maior, com logística acessível. Nós estamos ansiosos e tenho certeza que nossos parceiros também. Ano que vem, o evento será ainda melhor”, explica Guilherme Martinez, diretor dos encontros de negócios da promotora do evento NürnbergMesse Brasil.