Revista Négocios Pet
O Maior Conteúdo de Mercado Pet do Brasil

Revista Negócios Pet

De férias com o pet: dicas para uma viagem tranquila com ou sem a companhia do seu animalzinho de estimação

De férias com o pet: dicas para uma viagem tranquila, com ou sem a companhia do seu animalzinho de estimação

Vai Viajar? Saiba Como Cuidar do Seu Pet

Tirar um tempo para descansar e viajar é o plano de muitas pessoas, mas, para quem tem pet, quase sempre surge uma preocupação: o que fazer com o amigo de quatro patas? Muitas vezes, levar o pet se torna inviável, por isso é fundamental incluir, nos preparativos da viagem, os cuidados com o animal de estimação.

Preparativos Essenciais Antes da Viagem

Para Nathali Braz Vieira dos Santos, veterinária da Pet de TODOS (CRMV 60757), os cuidados que garantem a segurança do pet devem começar bem antes da viagem, com a verificação da saúde e a atualização da vacinação.

“É muito importante sair de casa com as vacinas, vermífugo, antipulgas e anticarrapatos em dia. As vacinas protegem o pet de doenças fatais como parvovirose, cinomose, raiva, gripe e giardíase. O vermífugo previne e combate parasitoses e verminoses. Já os produtos antipulgas e anticarrapatos são fundamentais, pois carrapatos contaminados transmitem doenças graves e potencialmente fatais, como a erliquiose e a babesiose”, alerta Nathali.

Levando o Pet na Viagem: Transporte e Conforto

Caso o pet acompanhe o tutor, a veterinária chama atenção para o transporte adequado. Transportá-lo solto dentro do veículo é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na CNH.

Recomendações para o transporte:

  • Carro: Utilize caixas de transporte ou prenda o cinto de segurança à coleira, sempre no banco de trás.
  • Avião: É necessário usar uma bolsa de transporte. O tutor deve se informar previamente sobre as exigências de cada companhia aérea.

Para reduzir o estresse durante o trajeto, Nathali recomenda fazer paradas, manter o pet hidratado e usar o ar-condicionado em dias quentes.

“Por precaução, é válido consultar o médico veterinário antes da viagem, para que ele possa receitar um antiemético na dose adequada, caso o pet tenha enjoo. Também é aconselhável levar a caminha, o cobertor, a ração habitual, petiscos e brinquedos, que ajudam na adaptação ao novo ambiente”, acrescenta.

Quando o Pet Fica: Deixar Sozinho Não é uma Opção

Deixar o animal sozinho em casa não é uma alternativa viável. A ausência prolongada pode causar ansiedade, estresse e desencadear problemas de saúde (dermatológicos, renais, intestinais) e comportamentos indesejados, como latidos excessivos e até automutilação.

“O pet sozinho pode parar de comer, deixar de fazer suas necessidades e se machucar ao se coçar. A ração não deve ficar exposta, devido à contaminação, e a água precisa estar sempre fresca. O pet precisa de cuidado diário. Vale lembrar também que o abandono é crime”, alerta a veterinária.

Alternativas Seguras: Hotel ou Cuidador

Quando o pet não pode ir na viagem, o ideal é deixá-lo com uma pessoa de confiança ou em um hotel especializado.

Ao escolher um hotelzinho:

  • Peça indicações a amigos.
  • Agende uma visita para observar a limpeza e a segurança do local.
  • Verifique onde o animal ficará abrigado e se há barreiras contra fugas.
  • Entenda a rotina de alimentação e as atividades oferecidas.

Para facilitar a adaptação, leve os itens que o pet já usa, como caminha, comedouro, ração e brinquedos.

No entanto, Nathali faz uma observação importante: hotelzinhos funcionam melhor para cães. Gatos tendem a ficar mais estressados fora de seu ambiente, sendo mais indicado deixá-los com um cuidador em casa.

Gostou? Compartilhe!

Veja também...

Clique na imagem para folhear a revista 

Eventos Próximos

Parceiros

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.