Revista Négocios Pet
O Maior Conteúdo de Mercado Pet do Brasil

Revista Negócios Pet

Banho e Tosa – As tendências para o banho e tosa em 2017

Passado o Carnaval, o ano começa economicamente de fato e é bem normal se começar a falar das tendências para o ano.

Afinal, quais serão as tendências para o banho e tosa em 2017? O que será novidade? E como aproveitar e incluir essas novas tendências em seu estabelecimento? Esse texto é para você!

As tosas sempre aparecem para dar uma renovada nos pets. Por enquanto não apresentamos nenhuma novidade, mas podemos avisar que talvez a tosa criativa chegue com mais força no país em 2017. O trabalho é lindo, mas bem puxado também!

Outra opção, mas que também não chega a ser considerada uma novidade, é a adoção que está bem comum nas pets shops. Além de representar um ato bonito e de expandir a importância da adoção de pets, também mostra que a pet shop se preocupa com os animais abandonados e que também faz a sua parte, seja ajudando a divulgar, apoiar, entre outros. Podemos afirmar que essa é uma tendência que veio para ficar.

Outra tendência são os serviços em domicílio. Em cidades maiores como São Paulo, o trabalho já é bem comum e escutamos vários donos de pet shop dizer que também estão de olho nessa tendência.

Os tratamentos alternativos também são uma aposta e não estão de fora da tendência para 2017. Aqui se inclui massagem, dia relax, entre outros.

Para falar um pouco sobre essas tendências, entrevistamos alguns nomes que são referências dentro do mercado. Confira!

 

[sociallocker]

Groomer Paula Fernandes


O mercado pet está em verdadeira expansão. E quando se fala em banho e tosa aí podemos ampliar ainda mais esse leque. A tosa japonesa está em alta ainda, porém acredito que para 2017 será o ano da tosa criativa (aquela que foge totalmente dos padrões convencionais (cães com formatos de ursos, desenhos em seus pelos, como flores, bichinhos, peixes, etc.).

Estamos nos preparando para isso há algum tempo. Cães viram pandas, Poodles gigantes ficam coloridos e também Schnauzers ficam com focinhos redondinhos, mudando sua característica da raça, mas com cara de ursinho e os donos piram.

Em 2016 fui novamente à Colômbia trazer novidades nesse sentido. Estudei com Ângela Orozco em sua escola vip pet em Bogotá e vi que lá fora é bem comum essa técnica. Cães circulam pela loja como pandas ou com partes coloridas (creative), é muito atrativo para o pet e não faz mal ao animal e exige uma técnica invejável e muito estudo.

Tudo isso gera uma grande expectativa para o mundo pet e levando essa técnica (novidade para seu banho e tosa) com certeza você vai se destacar muito mais: seu cliente, aquele que não perde uma novidade, vai amar seu dog assim colorido ou com o visual diferente. Abuse das tendências, se especializar é o começo. O uso da técnica correta com produtos específicos para cães é primordial. 2017 será o ano mais criativo em todas as pets shop, acredito.

 

Groomer Waldecir Silva


Groomer referência da Pet Society indica que as tosas mais altas serão tendência para este ano. “A ideia é não deixar mais o animal exposto tanto às intempéries, pois, assim como nos produtos, tudo o que for mais natural terá mais valor em 2017. Com os campeonatos cada vez mais em alta no Brasil, os groomers estão buscando cada dia mais o essencial de cada raça, para fazer um trabalho com excelência. Isto faz com que os animais ganhem em qualidade de vida.”

 

Groomer Carol Redondo


Groomer de Elite da Ibasa, Carol Redondo é uma profissional experiente no mercado de banho e tosa e trouxe uma análise sobre a tendência e o período do mercado de banho e tosa.

Sabemos que o Brasil não está em sua melhor fase financeira, passamos por um processo de crise, mas apesar disso pesquisas dizem que o mercado pet vem em uma crescente a cada ano que passa, que somos mercado que mais cresceu nos últimos anos.

Lendo isso, sei que muitos vão dizer: “Mercado que mais cresce onde?” Tivemos um ano de 2016 muito difícil, com quedas de movimento consideráveis em nossos faturamentos mensais. Percebemos também que apesar disso muitos clientes diminuíram a frequência de levar os seus animais para serviços de veterinário, banho e tosa e afins. Mas se pararmos para pensar e analisar, eles não deixaram de levá-los, principalmente em banho e tosa, pois acaba sendo um serviço necessário para o bem-estar do cliente e dos cães. Aliás quem quer ficar com seu filhinho fedido dentro de casa?

Fizemos este texto com perguntas para que você, leitor, possa refletir diante de um quadro de crise. Será que devemos ficar esperando as coisas melhorarem? Será que se corrermos atrás não conseguimos deixar a crise comendo poeira? Acreditamos que sim, mas, se é o mercado que mais cresce, cadê os clientes? Pensando nisso tudo, vamos buscar as tendências para 2017. Investir sim e trazer esses clientes até nós.

Percebemos uma procura muito grande nos salões de banho e tosa por técnicas mais elaboradas e padrões de tosa da raça. Exemplo disso é o hand stripping em pelagens dura, trimming de Golden Retriever e Spitz. Hoje o cliente ao adquirir sua mascote já faz a pesquisa completa sobre temperamento, tipo de pelagem, melhor técnica de tosa, ou seja, o cliente sabe exatamente o que quer e como quer. Antigamente o que o tosador falava o cliente acabava acreditando. Hoje esse conceito já não existe mais e cada dia que passa temos clientes mais e mais exigentes. Mas será que nosso mercado está preparado para essa demanda?

Outra tendência dentro dos salões de banho e tosa são sempre os tratamentos de pelagem. Cada vez mais os clientes estão antenados em novos produtos, em deixar suas mascotes mais bonitas e saudáveis e eu digo que hidratações nunca caem de moda.

E, para atrair clientes, temos que ter o principal: excelência em atendimento, sem isso de nada adianta um bom serviço, os melhores produtos, os melhores profissionais. O atendimento é tudo para o sucesso do seu negócio.

 

Cassiano Eckert é gerente de marketing da Ibasa


Muito interessante fazer uma matéria sobre tendências do setor de banho e tosa, que tem apresentado inovações bem interessantes nos últimos anos. Nós da Ibasa nos orgulhamos de termos inovado não apenas em design, mas também em produtos diferenciados. A maior diferença talvez seja na própria fabricação com o mesmo cuidado e na mesma estrutura que fabricamos medicamentos, mas também nas inovações das fórmulas. Exemplo disso são alguns produtos que podemos citar como as Novas Deocolônias, o Spritz e o Tratamento 10.

As Deocolônias Ibasa agora possuem uma fórmula nova que permite mais cheiro por mais tempo, ao mesmo tempo que evita que o pet espirre no momento da aplicação. Também no segmento de fragrância, mas não se limitando a isso, lançamos recentemente o Spritz – água perfumada hidratante. É um produto que une características de perfumar suavemente, neutralizar odores e hidratar condicionando. Tudo isso em um produto sem álcool e seguro para uso diário. Já no segmento de tratamentos de pelagem destacamos o Tratamento 10 – Seiva concentrada que trata-se de uma ampola de tratamento hidratante que proporciona 10 benefícios em apenas 10 segundos, bem diferente das máscaras de hidratação tradicionais que necessitam de minutos para que o produto faça a ação na hora do banho.

Podemos afirmar que essas inovações vêm da tendência de cada vez mais aumentar a preocupação com o bem-estar dos pets. São considerados pertencentes à família e o convívio muito próximo exige cuidados maiores com saúde e higiene, mas de maneira prática e agradável para todos.

Acreditamos que esses momentos de cuidado com a higiene são uma parte muito legal da interação entre os tutores e seus pets, por isso desenvolvemos produtos para valorizar cada vez mais esse contato.

 

Marly Fagliari, vice-presidente da Pet Society


A vice-presidente da Pet Society Marly Fagliari aponta que produtos de alta performance são uma aposta para 2017: “Esses produtos valorizam o trabalho do profissional de Estética Animal”. Outra tendência são os produtos dermocosméticos suaves, efetivos para a prevenção e manutenção da saúde da pele e pelagem dos animais, que são sensíveis. “Cada dia mais os proprietários estão preocupados com o bem-estar dos seus pets e, para isso, devem escolher produtos menos nocivos.” Nesse caso, as fragrâncias também devem ser bem suaves e em alguns casos hipoalergênicas.

Um exemplo é o Extra Soft – Shampoo Extra Suave, da linha Hydra. O produto é exclusivo para lavagem da face do animal e para peles sensíveis e possui fragrância suave e a recém-lançada linha Hydra, da Pet Society.

 

Wellington Jesus, diretor da Eh Pet


Segundo o IBGE existem mais de 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos de estimação no Brasil.

Precisamos reforçar que hoje cães e gatos fazem parte e são tratados como membros da família, assim o mercado de cosméticos pet está crescendo muito.

A Eh Pet aposta em itens de uso frequente, para que tanto no banho e tosa ou em casa o pet esteja sempre cuidado e cheiroso com produtos de qualidade. Esta é uma linha Premium. Os ativos são à base de extratos naturais, visando sempre o conforto e bem-estar do pet. Os principais produtos da linha são os de uso frequente.

O mercado pet mudou e o animalzinho cheiroso e bem cuidado é prioridade dos donos, por isso a demanda de produtos básicos de higiene cresce constantemente e com isso a Eh Pet apresenta uma linha profissional para banho e tosa e, também, a versão para pet care, para que o pet receba cuidado em casa.

A aposta da Eh Pet são produtos pet care, visto que é o mercado de cosméticos pet que cresce mais de 10% ao ano. As fragrâncias são suaves e ao mesmo tempo marcantes. A Eh Pet apresenta para 2017 as Colônias Body Splash Verbena, Chá Branco e Gengibre, que remetem a fragrâncias de prestígio internacional.

 

Ana Cristina Osiro, médica-veterinária da Botica Animal


“Quando pensamos em boas condições nos pelos e na pele do animal que é submetido a constantes tosas e banhos, a Botica Pet/Botica Animal sugere a fórmula ‘Equilíbrio’. Criada a partir de ingredientes naturais como a cenoura, alcachofra, algas marinhas, frutas cítricas, entre outros, a fórmula ‘Equilíbrio’ é indicada para cães de todas as idades e é apresentada em três opções: treats (palitos mastigáveis), em pó (para ser misturado às refeições) ou em comprimido (petiscos). A fórmula ‘Equilíbrio’ ajuda na reconstituição da pele, reduz queda de pelos e como restabelece o organismo, como o próprio nome diz, equilibra todo o organismo do animal. O resultado não poderia ser outro, senão pelos saudáveis e brilhantes.”

[/sociallocker]

 

Gostou? Compartilhe!

Veja também...

Clique na imagem para folhear a revista 

Eventos Próximos

Parceiros

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.