O diagnóstico empresarial é uma ferramenta extremamente importante para a competitividade da sua pet shop, distribuidora e clínica veterinária principalmente no atual panorama macroeconômico de crescimento para o segmento pet e aproveitar as oportunidades de mercado para expandir e abrir novas unidades de negócios em todo território nacional e internacional.
A proposta de elaborar um diagnóstico da situação atual da empresa e um prognóstico indicando ações que devem ser realizadas a fim de se aperfeiçoar a sua gestão e o respectivo desempenho organizacional é a grande vantagem de contratar uma empresa de consultoria.
Nesse sentido, a proposta de um projeto de consultoria organizacional contempla algumas ações:
Diagnóstico Empresarial
- Levantamento de dados junto às diversas áreas organizacionais: atividades realizadas, responsáveis, indicadores de desempenho, lacunas organizacionais, percepções dos stakeholders envolvidos em relação às suas atividades, percepção dos envolvidos em relação à sua área e à empresa, sinergias existentes entre áreas organizacionais.
- Mapeamento dos principais processos empresariais e identificação dos pontos que requerem atenção.
- Mapeamento das fontes de informação utilizadas e potenciais parceiros estratégicos.
- Identificação dos problemas existentes e das oportunidades de melhoria contínua.
- Devolutiva junto aos gestores das áreas envolvidas e à direção.
Prognóstico
- Definição dos objetivos a serem alcançados.
- Elaboração de um plano de ação detalhado para se atingir os objetivos organizacionais estabelecidos no planejamento estratégico.
- Revisão da estratégia corporativa.
- O redesenho de novos produtos e serviços, mercados e novos canais de venda.
- A redefinição de funções e responsabilidades das partes interessadas.
- A administração do processo de mudança organizacional e cultural (change management).
- A busca de soluções tecnológicas aplicadas ao negócio.
O diagnóstico empresarial serve para que a empresa realize uma autoavaliação e uma reflexão sobre os seus pontos fortes e fracos e possa ter um olhar para o mercado e buscar ser cada vez mais inovadora e competitiva, principalmente no atual cenário de incertezas e certamente grandes oportunidades irão surgir para quem estiver disposto a sair da sua zona de conforto e alavancar negócios!
Prof. Dr. Nivaldo Menezes www.ncmconsultoria.com.br