Revista Negócios Pet

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Aquarismo – Diodon Holocanthus: O Baiacu-Espinho-Manchado

O Baiacu é muito apreciado no mercado ornamental, tanto por sua beleza exótica, como por suas diversas variedades de estilos, manchas e espécies.

Aquarismo – Diodon Holocanthus: O Baiacu-Espinho-Manchado, mais conhecido como Baiacu-espinho-manchado ou Ballon Fish, é pertencente à família Diodontidae. De corpo globoso, a sua superfície é recoberta por muitos espinhos que, embora pareçam inofensivos, podem ser afiados e móveis. Os espinhos são de coloração amarela e os da base inicial da cabeça podem ser mais longos do que os espinhos do restante de seu corpo. Apresenta manchas dorsais de coloração marrom, com pintas globosas irregulares, pequenas e escuras. O ventre e sua região bucal podem ser amarela ou branca.[userpro_private]

Esta espécie pode ser encontrada em todo o Oceano Atlântico Ocidental e seus hábitos alimentares são preferencialmente carnívoros, embora tenha habilidade para aceitar também alimento industrializado.

Possui uma característica muito peculiar, o ato de inflar o corpo e eriçar os espinhos durante situações de estresse e defesa contra inimigos.

Seu tamanho pode variar de 10 cm de comprimento a 50 cm.[/userpro_private]

 

Fonte: Peixes Ornamentais Brasileiros (IBAMA 2008).

Amanda Fernandes é zootecnista pela Unesp/Jaboticabal-SP e estagiária do Caunesp (Centro de Aquicultura da Unesp). Aperfeiçoamento técnico-científico no laboratório de Ciência dos Alimentos e Microbiologia da FCFAR /Unesp.

Contato: amandafernanddes2@gmail.com

Agora Nossa Edição Digital é Gratuita!

Garanta a sua assinatura e receba mensalmente nossas Edições no Formato Digital

Outras matérias que você pode gostar

Receba avisos dos próximos eventos do setor pet
Inscrever
close-image