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O Banho e Tosa segue em alta como tendência de negócio para 2023

O Banho e Tosa segue em alta como tendência de negócio para 2023

Atentos para o comportamento dos tutores, os varejistas do setor passaram a se concentrar em ampliar a oferta de suas unidades com opções de banho, tosa e veterinário, por exemplo, estratégia que já era comum nas lojas de bairro

Os animais de estimação sempre fizeram parte das famílias brasileiras, mas nos últimos anos os tutores estão cada vez mais atentos aos cuidados e tratamentos para melhorar e prolongar a vida dos fiéis companheiros. Essa tendência é uma boa notícia para os empreendedores com interesse em investir nesse setor. Levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que o ramo de lojas de animais e pet shops foi um dos mais buscados como Ideia de Negócios, em 2022. O aumento de negócios voltados para animais de estimação cresceu de acordo com a demanda, que foi criada pelo crescimento do número de pets nos lares. A perspectiva de crescimento do setor até 2026 é de cerca de 87%.

Mais próximos dos animais nos últimos anos, os tutores redobraram a atenção com necessidades que vão além da alimentação. A tendência é demonstrada pela alta do segmento de pet care, de produtos de higiene e bem-estar, que faturou R$ 3,3 bilhões e registrou o maior crescimento do mercado Pet em 2022, de 20%, segundo o IPB (Instituto Pet Brasil).

“A dinâmica do proprietário de pet mudou. Ficando mais tempo em casa, a pessoa convive mais com o animal no dia a dia, então consegue perceber coisas que não via antes, como um probleminha de pele, as unhas compridas e o pelo que está na hora de cortar”, exemplifica Nelo Marraccini, presidente do Conselho Consultivo do IPB. Atrás somente dos departamentos de higiene e alimentos industrializados, outro destaque está nos serviços veterinários, que obtiveram alta de 16,2% e R$ 5,6 bilhões de receita.

O que justifica isso é que o Brasil é o terceiro colocado do ranking mundial na população total de animais de estimação, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET).

“Esse segmento é muito procurado porque é fácil, não precisa de grandes instalações para quem trata de alimentos, acessórios, roupas e brinquedos. O aumento de negócios voltados para animais de estimação cresceu de acordo com a demanda, que foi criada pelo crescimento do número de pets nos lares. A perspectiva de crescimento do setor até 2026 é de cerca de 87%”, conta Flávio Barros, gestor do segmento de Saúde e Bem-estar do Sebrae. O crescimento disparou durante a pandemia de Covid-19: as adoções de pet aumentaram 300%.

Segundo estudo do Sebrae, no primeiro semestre de 2022 foram contabilizadas mais de 18 mil companhias abertas voltadas ao comércio varejista de animais vivos e artigos e alimentos para animais de estimação, bem como higiene, alojamento, estética e varejo de remédios veterinários. É importante ficar
de olho nos custos, assim como em todo negócio, é imprescindível ter uma planilha de despesas variáveis, fixas e comerciais. Incluindo absolutamente todos os gastos da empresa. O e-commerce pode ser um diferencial, o que é importante para se destacar das outras empresas do mesmo ramo na sua região.

Para apostar na fidelização dos clientes, o proprietário pode oferecer planos mensais de saúde ou de banho e tosa, por exemplo. Não esquecendo de que é necessário seguir normas obrigatórias, como ter um alvará de licença da Vigilância Sanitária, para o funcionamento do estabelecimento.

A compra de produtos e serviços por meio de assinatura não é uma novidade, no entanto, trata-se de um setor que cresceu de forma exponencial em meio a pandemia e tem figurado como principal estratégia de negócio para empreendedores que apostam no conceito de faturamento recorrente. Dados da consultoria Betalabs, apontam que clubes de assinatura no Brasil cresceram 19%, em 2021. Já para este ano, a previsão é de que 75% das empresas que atuam com vendas ofereçam serviços com recorrência, conforme aponta a consultoria Gartner. Foi este o cenário promissor que motivou a Bable Pet, franqueadora de pet shop, que tem como principal objetivo oferecer serviços de banho e tosa profissionais no formato beauty express, a investir na receita recorrente.

Laura Poggi Rodrigues, fundadora da rede, destaca que entre todas as inovações da empresa, sem dúvidas, a assinatura de banhos tem figurado como um grande acerto para o negócio visto o número de tutores que têm aderido ao serviço. Hoje, a rede já realiza mais de três mil atendimentos por mês, sendo que destes 60% são feitos por meio do serviço de assinatura. “Hoje, cerca de 50% do nosso faturamento vem do sistema de assinatura, que também oferece banhos até 20% mais baratos. Além de ser uma forma de fidelizar os consumidores, observamos no nosso sistema de assinaturas e relacionamento com o cliente um grande diferencial, que é alavancado para incremento de cross sell e up sell”, destaca.

Para além dos streamings, que têm consolidado os serviços de assinatura nos últimos anos, o mercado Pet também tem muito a ganhar com a adoção da estratégia de receita recorrente, é o que aponta Laura. “Estamos em um dos mercados que mais crescem e com grande potencial no Brasil. Seja para banho e tosa, alimentação, brinquedos e até mesmo serviços como consultas e hospedagens, trata-se de um segmento que tem muito a se beneficiar ao disponibilizar clubes de assinatura. Previsão de faturamento e controle de estoque, por exemplo, são frentes do negócio que podem ser otimizadas a partir da adoção de receita recorrente”, finaliza.

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