Uma pesquisa inédita realizada sob encomenda pela Petz, maior e mais completo ecossistema de produtos e serviços Pet no Brasil, traçou um perfil detalhado da relação dos tutores brasileiros com seus pets. A pesquisa ouviu 753 pessoas que possuíam ao menos um animal em casa, revelando dados bastante curiosos que reforçam a tendência de humanização dos pets.
Mais da metade dos tutores fazem “vozinha” para falar com os seus bichinhos de estimação, cerca de 31% dos pets tem perfil nas redes sociais e 25% já ganharam uma festa de aniversário. Além disso, demonstram carinho de forma mais intensa: 75% declaram que conversam com seus pets, além de se expressarem com abraços, beijos, e até homenagem, como tatuagem, por exemplo.
A pesquisa foi encomendada para traduzir em números aquilo que já vinha sendo percebido no dia-dia das famílias brasileiras – a relação das pessoas com seus pets está em transformação, tornando-se mais íntima, profunda e adquirindo um grau de complexidade inédito.
“Essa é de fato uma nova geração de tutores, que estamos chamando de Geração P”, diz Sergio Zimerman, fundador e CEO da Petz. “O vínculo entre tutor e pet evoluiu muito ao longo dos últimos anos. Hoje, os animais de estimação fazem parte da vida do brasileiro, estão mudando hábitos e comportamentos de consumo das famílias, inclusive ajudando na saúde mental das pessoas”.
A maioria das pessoas da Geração P tem cachorros ou gatos, vive em casas nas capitais brasileiras e tem pelo menos um pet adotado. Para este grupo, é comum gostar mais dos bichinhos do que para as outras pessoas, assim como, gastar dinheiro com eles e se consideram pai ou mãe dos animais de estimação.
Quando convidados a responder sobre as coisas mais importantes da vida, “meu pet” aparece atrás apenas da família e religiosidade e na frente de amigos, trabalho e lazer. Amor foi a palavra escolhida para resumir a relação entre tutores e pets, seguida por amizade e companheirismo.
A pesquisa aponta para o crescimento das adoções. Cerca de 47% dos entrevistados afirmam que têm um bichinho de estimação para dar uma “vida melhor para ele”.
A nova geração de tutores também é mais engajada em iniciativas ligadas à causa do bem-estar animal, e que a doação é o modo mais comum de contribuição. Cerca de 61% têm o hábito de doar alimentos ou insumos e 46% acolhem animais abandonados.
A humanização pet é um fenômeno mundial decorrente de alguns fatores como acesso à internet, vida urbana, necessidade humana de contato, queda no número de filhos e envelhecimento da população.
Para 68% dos tutores da Geração P, o pet influencia nas decisões de lazer, como o destino de férias, os passeios de fim de semana, a escolha do hotel e do restaurante. O estudo também mostra que os animais ajudam no controle do estresse e da solidão, ampliando o papel deles para além da diversão e alegria. Para 53% das pesssoas essa é uma relação que acalma, 48% responderam que traz sensação de paz e ainda 36% reconhecem que eles são um apoio no controle de distúrbios como ansiedade e depressão.
Para acompanhar essa evolução da relação tutor-pet, a empresa acaba de reposicionar a marca Petz, representando um movimento estratégico, que sinaliza o avanço da companhia na consolidação de seu ecossistema de produtos e serviços, embasado tanto na relação tutor-pet, quanto em oportunidades de diferenciação e inovação potencializadas pelas recentes aquisições da companhia – indo muito além de uma mudança de logomarca ou comunicação. Além disso, os principais produtos e serviços do ecossistema Petz foram unificados num único aplicativo, facilitando ainda mais a vida do cliente. Com um design mais moderno, no novo app os clientes podem recomprar, com apenas um clique, os itens recentes adquiridos no aplicativo, lojas e site.