Revista NP

Revista Negócios Pet

Pesquisa inédita revela perfil danova geração de tutores de pets

Pesquisa inédita revela perfil danova geração de tutores de pets

Uma pesquisa inédita realizada sob encomenda pela Petz, maior e mais completo ecossistema de produtos e serviços Pet no Brasil, traçou um perfil detalhado da relação dos tutores brasileiros com seus pets. A pesquisa ouviu 753 pessoas que possuíam ao menos um animal em casa, revelando dados bastante curiosos que reforçam a tendência de humanização dos pets.

Mais da metade dos tutores fazem “vozinha” para falar com os seus bichinhos de estimação, cerca de 31% dos pets tem perfil nas redes sociais e 25% já ganharam uma festa de aniversário. Além disso, demonstram carinho de forma mais intensa: 75% declaram que conversam com seus pets, além de se expressarem com abraços, beijos, e até homenagem, como tatuagem, por exemplo.

A pesquisa foi encomendada para traduzir em números aquilo que já vinha sendo percebido no dia-dia das famílias brasileiras – a relação das pessoas com seus pets está em transformação, tornando-se mais íntima, profunda e adquirindo um grau de complexidade inédito.

“Essa é de fato uma nova geração de tutores, que estamos chamando de Geração P”, diz Sergio Zimerman, fundador e CEO da Petz. “O vínculo entre tutor e pet evoluiu muito ao longo dos últimos anos. Hoje, os animais de estimação fazem parte da vida do brasileiro, estão mudando hábitos e comportamentos de consumo das famílias, inclusive ajudando na saúde mental das pessoas”.

A maioria das pessoas da Geração P tem cachorros ou gatos, vive em casas nas capitais brasileiras e tem pelo menos um pet adotado. Para este grupo, é comum gostar mais dos bichinhos do que para as outras pessoas, assim como, gastar dinheiro com eles e se consideram pai ou mãe dos animais de estimação.

Quando convidados a responder sobre as coisas mais importantes da vida, “meu pet” aparece atrás apenas da família e religiosidade e na frente de amigos, trabalho e lazer. Amor foi a palavra escolhida para resumir a relação entre tutores e pets, seguida por amizade e companheirismo.

A pesquisa aponta para o crescimento das adoções. Cerca de 47% dos entrevistados afirmam que têm um bichinho de estimação para dar uma “vida melhor para ele”.

A nova geração de tutores também é mais engajada em iniciativas ligadas à causa do bem-estar animal, e que a doação é o modo mais comum de contribuição. Cerca de 61% têm o hábito de doar alimentos ou insumos e 46% acolhem animais abandonados.

A humanização pet é um fenômeno mundial decorrente de alguns fatores como acesso à internet, vida urbana, necessidade humana de contato, queda no número de filhos e envelhecimento da população.

Para 68% dos tutores da Geração P, o pet influencia nas decisões de lazer, como o destino de férias, os passeios de fim de semana, a escolha do hotel e do restaurante. O estudo também mostra que os animais ajudam no controle do estresse e da solidão, ampliando o papel deles para além da diversão e alegria. Para 53% das pesssoas essa é uma relação que acalma, 48% responderam que traz sensação de paz e ainda 36% reconhecem que eles são um apoio no controle de distúrbios como ansiedade e depressão.

Para acompanhar essa evolução da relação tutor-pet, a empresa acaba de reposicionar a marca Petz, representando um movimento estratégico, que sinaliza o avanço da companhia na consolidação de seu ecossistema de produtos e serviços, embasado tanto na relação tutor-pet, quanto em oportunidades de diferenciação e inovação potencializadas pelas recentes aquisições da companhia – indo muito além de uma mudança de logomarca ou comunicação. Além disso, os principais produtos e serviços do ecossistema Petz foram unificados num único aplicativo, facilitando ainda mais a vida do cliente. Com um design mais moderno, no novo app os clientes podem recomprar, com apenas um clique, os itens recentes adquiridos no aplicativo, lojas e site.

Gostou? Compartilhe!

Veja também...

Clique na imagem para folhear a revista 

Eventos Próximos

Parceiros

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.