Fundada em 2010 em Londrina (PR), a indústria de snacks e mastigáveis Mast Pet investiu R$ 7 milhões este ano para aumentar sua capacidade produtiva. A fabricante pet é liderada por Dalton Ferreira, Ronaldo Toffolo e Marcos Marques, que têm mais de 20 anos de experiência no mercado pet internacional.
Em uma entrevista exclusiva ao Panorama PetVet, Dalton Ferreira contou sua trajetória no setor. Ele entrou no mercado nos anos 2000, quando assumiu a direção da divisão pet de um grande frigorífico brasileiro. Dez anos depois, voltou para sua cidade natal e começou as operações da Mast Pet. “Inicialmente, atendíamos apenas o mercado externo, enviando produtos a granel para distribuidores norte-americanos. Eles embalavam nossa produção nos Estados Unidos, cada um com sua própria marca”, relata.
A empresa foi criada apenas com recursos próprios. Na época, os sócios enfrentaram dificuldades para obter crédito devido à falta de histórico e à concorrência com grupos já estabelecidos. Outro desafio foi levar a linha de produtos para a Europa e, ao mesmo tempo, desenvolver a marca própria no Brasil. Atualmente, a empresa só não exporta para os países asiáticos. “Nossos principais clientes estão nos Estados Unidos, Canadá, Chile, Uruguai, Bolívia, Costa Rica, Alemanha, Holanda e Austrália”, diz Ferreira.
Fabricante pet investe em linha pioneira para o mercado interno
A empresa tem a marca Mastig como seu carro-chefe. A linha de mastigáveis super premium para cachorros e gatos é livre de conservantes e ajuda a limpar os dentes, reduzir a formação de tártaro, combater o mau hálito e diminuir o estresse e a ansiedade dos pets. Graças ao histórico exportador da empresa e de seus fundadores, sistemas mundiais de controle de qualidade, como o HACCP e o BPF, foram implementados. A Mast Pet ainda conta com quatro médicos veterinários em seu quadro de colaboradores, garantindo suporte técnico para os pet shops.
Crescimento no mercado brasileiro
Para buscar um crescimento rápido e sustentável no Brasil, a Mast Pet trabalha com distribuidores especializados, exclusivos e com área territorial definida. Segundo Ferreira, inicialmente, a empresa estabeleceu braços comerciais no Sul do país e, mais tarde, expandiu para todo o território nacional. Hoje está presente em 23 estados brasileiros, cobertos por 34 distribuidoras.
Na exportação, a Mast Pet não tem parcerias com lojistas, apenas com distribuidores. Nos Estados Unidos, a fabricante gerencia uma distribuição própria em Orlando, na Flórida, por meio da Mast Pet Products LLC.
Inovações recentes
A Mast Pet adotou recentemente o processo de desidratação chamado “air dried” para preservar mais nutrientes da proteína animal e criar uma textura mais natural e crocante para seus snacks. A companhia também investe na automação das embalagens, identificando por cores as diferentes famílias de produtos. A curto prazo, revela Ferreira, a Mast Pet planeja lançar produtos hipoalergênicos, cada vez mais naturais, sem corantes e sem palatabilizantes. Já em 2025, a empresa terá uma célula interna exclusiva para produção de marcas de terceiros no país. “Aquilo que já fazemos para o mercado internacional, a chamada private label, também será disponibilizado para grandes parceiros brasileiros”, destaca.