Atualmente o movimento de êxodo urbano em busca de uma vida menos agitada no campo tem aumentado a busca por sítios, chácaras ou fazendas. Essa busca também tem elevado a procura por animais exóticos que possam abrilhantar e embelezar as propriedades. Juntamente com a explosão do mercado de PETS exóticos, a criação de aves ornamentais está em alta. Vamos mergulhar em como o mercado funciona e quais as etapas necessárias para se ter uma criação de sucesso.
É inegável que os animais chamam a atenção da humanidade desde o início da nossa existência, seja pela beleza, fonte de alimento, trabalho ou companhia. Atualmente, a busca por uma rotina mais próxima da natureza e longe do frenesi
da cidade grande tem feito muitas pessoas buscarem a tranquilidade da vida no campo. Aves das mais variadas cores, tamanhos, formatos, adornos e comportamentos atraem o interesse de entusiastas e criadores que buscam um hobby diferenciado ou uma oportunidade de negócio. No tocante ao mercado, a internet possibilitou que os poucos criadores desses animais pudessem acessar um público amplo de proporções nacionais. Logo, aquele comércio que era local transformou-se em uma febre nacional.
A comercialização legal e ilegal de animais, especialmente as aves, é o terceiro mercado mais lucrativo do mundo. No Brasil, a criação comercial cresce vertiginosamente e, nos dias de hoje, os animais de estimação têm um papel fundamental na vida de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo.
Pesquisas recentes mostram que a convivência com animais de estimação desempenha uma importante função terapêutica, reduzindo o stress e melhorando condições psicológicas das pessoas. Realmente, esses animais têm sido cada vez mais usados para tratamento de deficientes mentais e físicos. Estudos nos EUA mostraram que a taxa de sobrevivência de pessoas que sofreram ataque cardíaco é 50% mais longa em pessoas que possuem animais de estimação!
Criadouro de pássaros
Na criação de pássaros é importante ter boas instalações. Por exemplo, as gaiolas espaçosas aumentam o sucesso na reprodução, e com boa saúde eles atingem a maturidade sexual correspondente.
Há diferentes modelos de gaiolas para a criação de aves e as mais recomendadas são as fabricadas em material de alta qualidade e de fácil limpeza, com possibilidade de remover as gavetas com os excrementos.
Os materiais para o ninho também são bastante variados e dependem dos gostos, tanto do criador quanto do próprio pássaro, podem ser de pelos de outros animais, fibra de coco, sisal, folhas, musgo etc. O melhor é comprá-los em lojas especializadas, pois já são desinfetados, portanto, mais higiênicos, ao invés de aproveitá-los do ambiente natural.
Como montar um criadouro
Muitas pessoas estão apostando na criação de aves ornamentais porque virou um negócio lucrativo. Mas essa atividade deve seguir as leis de proteção aos animais.
Por isso, é importante ficar atento ao passo a passo necessário para você montar sua estrutura. No Brasil, o mercado de aves ornamentais movimenta cerca de R$2 bilhões por ano de forma ilegal, por isso, o Ibama busca mais rigidez no controle.
É importante fazer tudo seguindo as regras e leis. Assim, estará em dia com o Estado. É importante também todo o cuidado com o pássaros. Maus tratos é crime.
Alguns passos são importantes como:
Localização
Escolha um lugar longe do barulho e que dê para acomodar todos os pássaros, para que assim não fiquem apertados.
Estrutura
Nessa hora você pode contar com ajuda de materiais do Ibama. É fundamental seguir todas as orientações, caso contrário poderá ser multado. Isso é importante para o sucesso do seu negócio com criação de pássaros.
Equipamentos
Alguns equipamentos são fundamentais como:
- Gaiolas e viveiros
- Bebedouros
- Incubadoras e estufas
- Alimentadores
- Equipamentos de apoio
Criação de pássaros ornamentais
Para criação você vai seguir os mesmos princípios que falamos anteriormente sobre localização, equipamentos, estrutura.
Veja abaixo as principais espécies de aves ornamentais para criação:
- Pássaros (são mais de 35 espécies diferentes)
- Galinhas
- Galinhas Bantan
- Faisão
- Aves aquáticas (tem cerca de 97 espécies)
- Periquitos
- Pavão, entre outros.
Criação de pássaros silvestres
A criação de pássaros silvestres ajuda na preservação das aves, mas é necessário seguir a legislação vigente. Para iniciar a criação de pássaros silvestres é preciso definir o objetivo e buscar todas as informações no Ibama. É ele que dispõe de todas as condutas que o criador deve seguir, como normas e dicas.