As doenças renais podem se esconder tão bem quanto os gatos.
Anualmente, a Elanco, segunda maior empresa de saúde animal do mundo, realiza a Campanha Março Amarelo para alertar veterinários e tutores sobre a DRC (Doença Renal Crônica) em gatos. A DRC é grave, está entre as maiores causas de morte dos felinos e se desenvolve de forma quase imperceptível. Por isso as consultas de rotina e os exames preventivos são fundamentais para manter os felinos protegidos da doença.
O diagnóstico da DRC é mais frequentemente realizado quando o animalzinho já perdeu, pelo menos, 45% da sua função renal. Os sintomas – perda de apetite, emagrecimento, sede demasiada, urinar em excesso, diarreia e vômitos – só ficam mais evidentes quando essa perda atinge 75%.
O ideal é levar o pet às consultas de forma regular e conversar com o veterinário sobre os exames de rotina. Também é importante pedir orientações sobre hábitos preventivos corretos e alimentação adequada, visando prolongar a vida do felino.
“Os gatos estão se tornando os pets preferidos de muitas pessoas devido ao estilo de vida das famílias, praticidade nos cuidados e, claro, principalmente, por causa do amor e interação de carinho que esses animais proporcionam. Nós sabemos o quanto a companhia deles é importante para os tutores. Por isso realizamos a Campanha Março Amarelo, com objetivo de dedicar um mês inteiro para estimular consultas e exames que possam prevenir a doença ou proporcionar tratamentos precocemente”, afirma Karina Toledo, coordenadora de marketing da Elanco.
Quanto mais cedo a doença é descoberta, mais eficaz é o tratamento. “O ideal é realizar exames o quanto antes e se prevenir contra esta perigosa doença. Se a prevenção não for mais possível, não é preciso se desesperar. O Fortekor Flavour, da Elanco, é um importante aliado para o tratamento da DRC em gatos e seu tratamento precoce indicado por um médico-veterinário poderá proporcionar longevidade e qualidade de vida para o seu companheiro”, indica Karina.