Revista NP

Revista Negócios Pet

Papagaios do Congo são a nova atração no Brasil

Originário da África, o Papagaio do Congo ou Psittacus erithacus é também chamado de Papagaio Cinzento devido às penas do corpo na cor cinza. Bico preto e penas vermelhas e brilhantes na cauda completam o visual dessa ave exótica que chama a atenção pela beleza, mas principalmente pela inteligência e capacidade de imitação.

“O Papagaio do Congo surpreende pelos seus inúmeros atributos. Além do raciocínio e facilidade para imitar a fala humana, eles são muito sociáveis e afetuosos com seus tutores”, revela Patrícia Maeoka, sócia-proprietária do HiperZoo, rede de pet shop de Curitiba. A ave é capaz de aprender truques e muitas palavras, desde que ensinada diariamente e com paciência. Costumam repetir palavras e sons que ouvem com frequência. Muitos tutores relatam que as aves imitam sons de telefone, micro-ondas e outros animais de estimação, como cães e gatos. “Há quem os compare a crianças pequenas, que costumam repetir tudo o que ouvem, por isso é bom cuidar com o que fala perto de um Papagaio do Congo”, brinca Patrícia.

Mas quem se interessar em ter uma ave como essa precisa conhecer bem suas necessidades e curiosidades. “São os machos que costumam imitar melhor a fala. As fêmeas, geralmente, gostam mesmo é de gritar”, revela a Maria Angélica Vieira, consultora técnica do HiperZoo. Além de vida longa, esse papagaio também requer bastante tempo de atividade fora da gaiola para que possa se exercitar e ficar próximo ao seu tutor. O recomendado é no mínimo 6 horas diárias. Disponibilizar uma grande quantidade de brinquedos para que possa se distrair e mastigar, facilitando assim o exercício das suas mandíbulas, também é indicado. E, geralmente não gosta de alterar a rotina, ou seja, se for acostumado a brincar à noite, ficará esperando por isso sempre.

 

Os cuidados

Assim como as demais aves, os cuidados diários com higiene são fundamentais. A gaiola onde vive deve ser limpa todos os dias e seus recipientes de água e comida lavados com sabão neutro e água. O tamanho da gaiola também é fundamental para o bem-estar do animal. Ele precisa de espaço para, no mínimo, poder abrir suas asas sem encostar nas grades e preferencialmente poder movimentar-se bem ali dentro.

Apesar do tempo necessário fora da gaiola, é importante lembrar que, quando o papagaio estiver sozinho em casa, deve ficar na gaiola, pois é um animal curioso e pode mexer e bicar algo que possa feri-lo, como fios elétricos, por exemplo.

O corte das unhas também é importante e deve ser realizado a cada 3 meses por um profissional habilitado, evitando-se que as unhas quebrem de forma errada causando sangramentos ou acidentes com seus tutores.

A alimentação indicada é ração extrusada com frutas e verduras, mas os Papagaios do Congo também gostam de petiscos, por isso podem ser oferecidas frutas e verduras frescas, sementes e ovos cozidos para agradá-los e equilibrar a alimentação. Costumam ter entre 28 e 39 cm e chegam a pesar 400g.

 

 

Gostou? Compartilhe!

Veja também...

Clique na imagem para folhear a revista 

Eventos Próximos

Parceiros

Revista Negócios Pet

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.

Receba nossas novidades e promoções

Fique tranquilo, não enviamos spams e nem compartilhamos seus dados.

A Revista Negócios Pet é direcionada para lojistas de pet shop, escolas de banhos e tosa, clínicas veterinárias e lojas de aquário.É uma vitrine de novidade com produtos e de acessórios mais utilizados pelos profissionais da área, assim podem trabalhar com as melhores marcas do mercado pet.